Campanha Maio Amarelo Promove Conscientização no Trânsito de Cabo Frio
A Secretaria de Mobilidade Urbana de Cabo Frio realizou uma ação educativa como parte do Movimento Maio Amarelo na última quinta-feira, 8. A atividade teve lugar nos semáforos ao redor do Largo Santo Antônio com o intuito de sensibilizar a população sobre a importância da responsabilidade e do respeito no trânsito.
Em colaboração com a empresa de transporte local, Salineira, a iniciativa contou com o suporte de colaboradores que estavam presentes nas faixas de pedestres exibindo cartazes e distribuindo folhetos informativos para pedestres e motoristas. As mensagens tinham foco em promover boas práticas para uma convivência mais segura no trânsito urbano, alertando para comportamentos que podem garantir a segurança viária.
Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Josias da Swell, essa e outras ações similares estão programadas para acontecer em diversos pontos do município ao longo do mês. “Estamos levando a mensagem do Maio Amarelo a toda Cabo Frio, reforçando a importância de atitudes conscientes no trânsito. Gentileza é o caminho mais rápido para um trânsito seguro”, destacou o secretário.
O Maio Amarelo é um movimento internacional que ocorre anualmente com o objetivo de conscientizar motoristas, pedestres e ciclistas sobre a importância de adotar práticas seguras no trânsito. As ações promovidas durante esse mês têm como foco principal a educação, com atividades que incentivam o diálogo e a reflexão para uma convivência mais harmoniosa e segura nas vias públicas.
Além de palestras e distribuídos de material educativo, a campanha em Cabo Frio inclui intervenções artísticas e teatrais que buscam atrair a atenção do público para a necessidade de um comportamento mais responsável e atento no trânsito. Durante o mês de maio, serão intensificadas as fiscalizações educativas, com blitzes nas quais os agentes de trânsito distribuem orientações e explicam as regras de circulação.
Com o enfoque na educação, a campanha também busca atingir os jovens, especialmente os que estão no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A ideia é formar motoristas mais conscientes desde cedo, para que adotem práticas seguras ao volante e ajudem a reduzir os índices de acidentes de trânsito na cidade e em todo o país.
O município reforça que, para além da campanha de maio, a educação no trânsito é uma prática contínua. As ações de conscientização são levadas às escolas e comunidades durante todo o ano através de programas educativos e parcerias com outras entidades que também promovem a segurança viária.
Eventos como o Maio Amarelo são fundamentais para a promoção de uma cultura de paz no trânsito, e a iniciativa em Cabo Frio exemplifica o comprometimento da cidade com a segurança no tráfego urbano. À medida que o mês dedica-se especialmente a essa causa, espera-se que o engajamento da população ajude a transformar o comportamento nas ruas, reduzindo riscos e acidentes.
A campanha destaca que o respeito às sinalizações, o uso adequado dos equipamentos de segurança e a observância das leis de trânsito são fundamentais para garantir a segurança de todos. Além disso, atitudes de gentileza e cooperação entre os usuários das vias são essenciais para uma convivência harmônica e segura.