Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino faz turnê em cidades do RJ; evento em Nova Friburgo neste domingo
A renomada Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino está atualmente percorrendo sete cidades do Rio de Janeiro, além da capital, em uma turnê que acontece entre os meses de março e maio. Após uma apresentação de destaque no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, é a vez de Nova Friburgo, na Região Serrana, receber o tão aguardado evento neste domingo (12).
A apresentação, que será gratuita, está marcada para às 18h na Praça Demerval Barbosa Moreira. A Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino foi fundada em 1995 como parte do projeto da ONG Orquestrando a Vida, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. Ela é dirigida pelo maestro Jony William Villela Vianna, com direção artística de Hodyllon Martins e regência do maestro Brian Fleming.
A turnê continua no dia 16 de março em Petrópolis, em comemoração ao aniversário da cidade, e no dia 28 de março, celebra o aniversário de Campos, cidade natal da orquestra, com uma apresentação especial na Igreja de São Francisco de Assis. O concerto também passará por Macaé, na Praia de Imbituba, no dia 1º de abril, e pelo Teatro Municipal de Niterói, no dia 5 de abril. A cidade de Itaperuna, no Noroeste Fluminense, também está incluída na turnê, com uma apresentação marcada para o dia 14 de abril, no Cristo Redentor da cidade. Em maio, a orquestra retorna para mais uma apresentação na cidade de Campos.
A apresentação conta com um repertório eclético, incluindo temas de Baden-Powell e Vinicius de Moraes, Gonzaguinha, Shostakovich, Alberto Ginastera, Freddy Mercury, Tchaikovsky, entre outros grandes compositores. A turnê conta com o patrocínio do Grupo Águas do Brasil, Enel, Arteris, secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado do Rio de Janeiro, produção da Dellarte, apoio do Orquestrando a Vida, realização do Instituto Dell'Arte e Ministério da Cultura, Governo Federal Brasil União e Reconstrução.
Fundado pelo maestro Jony William, o projeto social Orquestrando a Vida “El Sistema Brasileiro” foi implementado em Campos dos Goytacazes há 28 anos, seguindo o modelo do programa “El Sistema” venezuelano. O objetivo do projeto é promover o aprendizado musical e a prática artística, oferecendo aos jovens envolvidos uma nova perspectiva de vida por meio da inclusão social, desenvolvimento artístico-musical e formação de caráter, com ações que ocupam o tempo livre, encorajam e os motivam a estudar, além de prepará-los para o mercado de trabalho.
A turnê “Orquestrando a Vida 2023” conta com a participação da Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino, e tem um papel importante no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, como a erradicação da pobreza (ODS 1), educação de qualidade (ODS 4) e trabalho decente e crescimento econômico (ODS 8). Atualmente, o projeto atende 350 crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 17 anos, matriculados nas escolas públicas do município de Campos dos Goytacazes, com renda familiar de até 1/2 salário mínimo e em situação de vulnerabilidade social.
Confira as informações sobre o evento em Nova Friburgo:
– Data: domingo, 12 de março, às 18h
– Local: Praça Demerval Barbosa Moreira
– Entrada gratuita
Fonte da Notícia: G1