MPRJ e parceiros realizam curso para conselheiros tutelares
Curso remoto promove educação permanente para conselheiros tutelares
A partir desta quarta-feira (24), o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), em parceria com a Universidade Livre (UNILIVRE), o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Macaé (CMDDCA) e o Comitê Participativo Intermunicipal dos Conselheiros Tutelares, dará início à quarta edição do curso de Educação Permanente para conselheiros tutelares.
O curso, que ocorrerá de forma remota através da plataforma Moodle desenvolvida pela Prefeitura de Macaé, seguirá os parâmetros de educação permanente do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. Até o momento, já são mais de 100 inscritos de 19 municípios do estado do Rio de Janeiro e do município de Icapuí, no Ceará.
98 horas de aprendizado para conselheiros tutelares
O curso terá uma carga horária total de 98 horas, com sete aulas previstas. A aula inaugural será ministrada por Rosimeire Winter, assistente social da Secretaria da Criança e do Adolescente de Cabo Frio, abordando as atribuições e atuação funcional dos Conselhos Tutelares.
Durante os meses de curso, serão abordados diversos temas de relevância, como atendimento a crianças e adolescentes LGBTQIA+, conscientização do uso do SIPIA, enfrentamento à violência doméstica e familiar, atuação da segurança pública no Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, ética e sigilo no atendimento do Conselho Tutelar, participação na proposta orçamentária e alienação parental.
Iniciativa referência no estado
O curso é considerado uma referência no Estado do Rio de Janeiro, visando a capacitação contínua e regular dos conselheiros tutelares. A iniciativa demonstra a importância da atuação coordenada e colaborativa entre diferentes órgãos públicos em benefício das crianças e dos adolescentes.