Macáe terá atividades em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
A cidade de Macaé, localizada no Norte Fluminense, preparou uma programação especial para celebrar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, que acontece no dia 21 de setembro. As atividades serão realizadas nos dias 19 e 20 do mesmo mês e contarão com a participação da população, que poderá se inscrever pela internet.
Tema: “Cuidando do Cuidador”
A Coordenadoria de Atenção à Pessoa com Deficiência, vinculada à Secretaria Adjunta de Atenção Básica/Secretaria de Saúde, desenvolveu a programação com o tema “Cuidando do Cuidador”. O objetivo é promover o cuidado às pessoas que cuidam de outras, ensinando práticas de autocuidado nas tarefas e relações do dia a dia.
Confira a programação
19 de setembro (terça-feira)
- 8h – Roda de Conversa – Terapia Comunitária Integrativa: uma atividade aberta ao público, onde os participantes poderão compartilhar situações problemas e emoções vividas, sem análises e conselhos. Local: Casa de Convivência (Inscreva-se aqui)
- 10h30 – Tai Chi Chuan: uma prática corporal da Medicina Tradicional Chinesa, realizada por meio de movimentos lentos e calma mental. Local: Casa de Convivência (Inscreva-se aqui)
- 14h – Mindfulness / Atenção Plena: uma técnica que consiste na capacidade de vivenciar o momento presente com mais foco e consciência, promovendo bem-estar, alívio do estresse e da ansiedade. Local: Casa da Criança e do Adolescente, Auditório A, 4º andar (Inscreva-se aqui)
20 de setembro (quarta-feira)
9h às 13h – Ação aberta ao público: no Calçadão da Avenida Rui Barbosa, serão realizadas apresentações culturais, como a Oficina Projeto Contos e Cantos do Centro de Convivência e Cultura Benedicto Lacerda, vinculado ao Programa de Saúde Mental. A ação também contará com a participação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae Macaé). Além disso, a Coordenadoria fará a divulgação de folder com os serviços da rede pública municipal de Saúde, para que a população conheça o que o município oferece gratuitamente na área.
Fonte da Notícia: G1