Jardim Esperança, em Cabo Frio, recebe ação conjunta do Governo Presente e Cras na Praça sábado (6)

Jardim Esperança, em Cabo Frio, recebe mutirão do Governo Presente e Cras na Praça neste sábado (6)

Cabo Frio: Jardim Esperança recebe mutirão do Governo Presente e Cras na Praça neste sábado

Neste sábado (6), das 9h às 12h, a Escola Municipal Profº. José Francisco da Silveira Júnior, localizada no Condomínio Monte Carlo, no Jardim Esperança em , será palco de diversos serviços gratuitos oferecidos à população. Pela primeira vez, as secretarias de Governo e Assistência Social se unem para realizar dois eventos de sucesso em um só lugar: o Governo Presente e o Cras na Praça. Essa união possibilitará a ampliação da quantidade de atividades e ações socioculturais disponíveis para os moradores.

Serviços oferecidos

Durante o evento, serão disponibilizados diversos serviços para atender às necessidades da população. Os serviços de alistamento e emissão de documentos, corte de cabelos, balcão de empregos municipal, emissão de currículos, trancistas e Banco Afro de Oportunidades estarão presentes. Este último oferecerá consultoria individualizada para elaboração de planos de ação, auxiliando empreendedores afro no início de seus negócios. Além disso, serão distribuídas bolsas esportivas e serão oferecidos cursos variados.

A Auto Viação Salineira, em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana, estará presente para emitir o Cartão Dignidade. É importante que os moradores levem um valor mínimo de R$20 para a primeira recarga.

A Secretaria de Saúde disponibilizará serviços de aferição de pressão e glicose, agendamento de exame de preventivo, testes rápidos para hepatites B e C, HIV e sífilis, atualização do calendário de vacinas para crianças e adultos, incluindo as vacinas contra a Covid e a influenza, e aplicação de flúor.

Batalha de TikTok

Uma das atrações do evento será a Batalha de TikTok, destinada a crianças de 6 a 12 anos. Nessa competição, os participantes serão desafiados a mostrar sua criatividade e talento dançando as trends do momento da plataforma. Os vencedores serão premiados com o 1° lugar.

Orientações e suporte

O mutirão oferecerá uma série de serviços voltados para orientações e suporte. A população contará com orientações sobre o PEP e PrEP, requalificação de registro de nascimento LGBTI+, orientação para registro de casamento LGBTI+ e inclusão do nome social no RG ou CNH de pessoas Trans e Travestis. Além disso, haverá encaminhamento para suporte jurídico e psicológico LGBTI+ e vítimas de discriminação racial, bem como orientação sobre prevenção de doenças que afetam a população negra.

A Superintendência de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência disponibilizará orientação para solicitação dos cartões Ciptea e de estacionamento, orientação para solicitação de cadeira de rodas e tecnologia assistivas, assessoria e acompanhamento de processos na rede pública para pessoa com deficiência, e solicitação do Cartão Vale Social.

Serviços de Registro

Para aqueles que necessitam de serviços de registro, o setor de Sub-registro estará presente para oferecer a solicitação de segunda via de certidão de óbito, nascimento e casamento. Já a Patrulha da Maria da Penha divulgará os serviços da equipe, promovendo o trabalho de conscientização, escuta ativa e auxílio para casos de violência doméstica.

Atendimento à Mulher

O Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) e a Superintendência dos Direitos da Mulher (SUDIM) estarão presentes oferecendo orientação social, encaminhamentos para a rede de enfrentamento à violência e atendimento nos CEAMs. Além disso, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) disponibilizará orientações do Cadastro Único e atendimento social. O Programa Acessuas Trabalho Trabalho atenderá com orientações referentes ao mercado de trabalho. Já o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) irá realizar o agendamento para segunda via de Registro Geral (RG).

Imagem 2

Iniciativa da Secretaria de Governo e Assistência Social

Essa ação é promovida pela Secretaria de Governo, por meio da Superintendência LGBTI+, Superintendência da Juventude e Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial, juntamente com a Secretaria de Assistência Social. Ela conta com o apoio das secretarias de Saúde, Segurança Pública e Direitos Humanos, além de parceiros externos oriundos da iniciativa privada.

Fonte da Notícia: Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]