Inscrições abertas para curso gratuito de gastronomia social e sustentável em São Paulo
Estão disponíveis até o dia 11 de março de 2025 as inscrições para uma nova turma do curso que capacita profissionais em gastronomia social e sustentável, promovido pelo Instituto Capim Santo. Este projeto, denominado Cozinha do Amanhã, conta com o apoio do Instituto Bia Rabinovich (IBR) e da Universidade Anhembi Morumbi. A iniciativa é voltada para indivíduos em situação de vulnerabilidade social e já formou mais de 10 mil estudantes nas cidades de São Paulo, Itacaré, Trancoso, Salvador e Rio de Janeiro.
O curso proporciona uma experiência rica de troca entre alunos, docentes e a diversidade da gastronomia brasileira. Com um total de 200 horas, as aulas abrangem desde técnicas básicas até métodos mais sofisticados, incluindo a produção de pratos regionais mais elaborados.
As inscrições podem ser feitas no site institutocapimsanto.org.br/cozinha-do-amanha/.

A proposta conta com o apoio do IBR, que promove, de maneira filantrópica, profissionistas, instituições e projetos voltados à capacitação e formação na área gastronômica. As aulas em São Paulo ocorrem no complexo gastronômico da Universidade Anhembi Morumbi, localizado na Mooca.
Luccio Oliveira, Presidente do Instituto Capim Santo, afirma: “Duas instituições se unem para oferecer uma formação gratuita e profissional no campo da gastronomia, promovendo a troca de saberes e a criação de novas oportunidades. Com a infraestrutura da universidade, os alunos terão a chance de vivenciar a culinária de forma prática.”
Culinária social e sustentável
Com um olhar atento ao meio ambiente, a proposta prioriza a sustentabilidade, abordando o controle dos resíduos produzidos durante as aulas, o uso integral dos ingredientes e uma abordagem de desperdício zero com relação aos alimentos. Essa temática é complementada pelo desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para a área gastronômica, como a postura profissional adequada, boas práticas na manipulação de alimentos e a valorização de ingredientes regionais.
Os formandos estão preparados para ingressar no mercado de trabalho na área da gastronomia, um dos caminhos que o Instituto Capim Santo adota para combater as desigualdades sociais e promover condições dignas de vida e trabalho.
Levando em conta o impacto social da formação, aproximadamente 80% dos alunos formados seguem suas carreiras dentro do campo gastronômico, seja como funcionários em restaurantes ou como empreendedores.

O Instituto Capim Santo é uma organização não governamental que se estabelece como um hub de gastronomia social e sustentável, focando na educação para o combate ao desperdício, na promoção do uso integral dos alimentos e na valorização da herança cultural brasileira na culinária.
Criado em 2010 pela chef Morena Leite, o Instituto oferece educação profissional gratuita a pessoas em situação de vulnerabilidade social, ampliando suas oportunidades por meio de cursos e oficinas em colaboração com diversas instituições. Desde sua fundação, já capacitou mais de 10 mil alunos em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.
Além de promover a qualificação profissional, o ICS gerencia restaurantes sociais, realiza curadoria gastronômica em eventos e colabora com outras organizações não governamentais para combater a fome, tendo viabilizado a distribuição de mais de 2 milhões de marmitas até o momento.
Para obter mais informações, acesse www.institutocapimsanto.org.br e siga o perfil do ICS no Instagram @institutocapimsanto.

The post Instituto Capim Santo abre vagas para curso gratuito de gastronomia appeared first on CicloVivo.