Instituto Albatroz passa a coordenar o monitoramento de praias da Petrobras em Cabo Frio

spot_img

Instituto Albatroz assume execução de Projeto de Monitoramento de Praias da Petrobras na Região dos Lagos

O Instituto Albatroz, localizado em , assumiu neste mês de junho de 2024 a execução do Projeto de Monitoramento de Praias (PMP) da Petrobras em parte da Região dos Lagos. Esse projeto é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, e tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo e gás sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos.

O monitoramento é realizado diariamente por técnicos e monitores, percorrendo a pé e em quadriciclos as 25 praias monitoradas, que vão desde Unamar, em , até Prainha, em Arraial do Cabo, totalizando 54 quilômetros de litoral. Durante o monitoramento, se for encontrada qualquer ave ou tartaruga marinha viva, as equipes as encaminham para o Centro de Reabilitação e Despetrolização (CRD) da fase de transição, em Araruama, sob a responsabilidade do Instituto Albatroz. Já os animais encontrados sem vida também são levados para o CRD, onde passam por necropsia para determinar a causa da morte.

No primeiro mês de execução do PMP pelo Instituto Albatroz, foram recolhidos um total de 48 animais, sendo 17 vivos e 31 mortos. Entre os animais vivos resgatados estão cinco pinguins-de-Magalhães, que foram encontrados nas praias de Cabo Frio, Búzios e Arraial do Cabo. Esses pinguins, que estão em migração em busca de águas mais quentes, muitas vezes acabam parando nas praias devido a exaustão ou doenças. Em casos como esses, assim como nos casos envolvendo tartarugas e outras espécies de aves marinhas, os banhistas devem acionar o PMP através do telefone 0800 991 4800.

Dentre os animais resgatados, também está um albatroz, ave que é símbolo do Instituto Albatroz. Após ser reabilitado, o albatroz será reintegrado à natureza, assim como os outros animais em recuperação. No dia 30 de junho, o Instituto Albatroz realizou a primeira soltura de aves como parte do PMP nas três cidades da região.

O Centro de Reabilitação e Despetrolização (CRD) é responsável por tratar e reavaliar os animais para determinar se estão aptos para a soltura. Após a reabilitação, os animais são marcados com anilhas metálicas, cedidas pelos Centros Nacionais de Conservação e Pesquisa (CEMAVE e TAMAR), para facilitar o acompanhamento caso apareçam novamente, mesmo que em outra região. O CRD conta com uma equipe formada por médicos veterinários e tratadores, que garantem o cuidado e a recuperação adequada dos animais.

O Projeto de Monitoramento de Praias (PMP) é desenvolvido em quatro núcleos, abrangendo o litoral de dez estados brasileiros. O projeto visa fornecer informações valiosas sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos que habitam essas regiões, contribuindo para a formulação de políticas públicas voltadas à conservação da biodiversidade marinha. Além disso, a população também pode contribuir acionando as equipes de monitoramento através do telefone 0800 991 4800, caso avistem animais marinhos vivos ou mortos nas praias.

O Instituto Albatroz é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que trabalha desde 2003 em parceria com o poder público, empresas pesqueiras e pescadores para a conservação de albatrozes e petréis em águas brasileiras. Além de Cabo Frio, o instituto também atua em outras bases localizadas em Santos, Itajaí, Florianópolis e Rio Grande.

Por fim, o Instituto Albatroz assumiu a execução do Projeto de Monitoramento de Praias da Petrobras na Região dos Lagos, cumprindo uma exigência do licenciamento ambiental federal. Através desse projeto, espera-se avaliar e minimizar os impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo e gás sobre a fauna marinha, contribuindo para a conservação da biodiversidade marinha da região. A participação da população é fundamental ao acionar as equipes de monitoramento em caso de animais marinhos vivos ou mortos encontrados nas praias.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]