Inscrições para pré-encceja de Maricá abrem hoje (11)

spot_img

Maricá: Inscrições para o Pré-Encceja estão abertas a partir desta segunda-feira (11)


A Prefeitura de Maricá, localizada na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, iniciou nesta segunda-feira (11) as inscrições para a 7ª edição do Projeto Pré-Encceja Paulo Freire. O projeto tem como objetivo preparar os alunos, com idade entre 18 e 60 anos, para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Ao todo, serão oferecidas 375 vagas presenciais. As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de março pelo link: [https://acesse.one/A9HnV](https://acesse.one/A9HnV).

As aulas do Projeto Pré-Encceja Paulo Freire terão início no dia 8 de abril e serão realizadas em três polos: Centro, Inoã e Itaipuaçu. Além das aulas presenciais, também haverá a opção de aulas online para os alunos. O curso abordará os conteúdos cobrados no exame de certificação de nível médio.

Após realizar a inscrição online, os candidatos deverão efetuar a matrícula de forma presencial entre os dias 1º e 5 de abril, das 18h30 às 20h30, no Centro de Educação Pública Transformadora (CEPT) Zilca Lopes da Fontoura, localizado no Centro de . Para efetuar a matrícula, é necessário apresentar documento de identidade e comprovante de residência.

O Projeto Pré-Encceja Paulo Freire, oferecido gratuitamente pela Prefeitura de , teve início em 2018 nos condomínios do programa Minha Casa Minha Vida de Inoã e Itaipuaçu. Desde o seu início, o projeto já beneficiou cerca de cinco mil participantes que estão em busca da certificação de nível médio através do Encceja.

O Encceja é uma oportunidade para os jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade adequada. Através do exame, é possível obter a certificação tanto para o Ensino Fundamental como para o Ensino Médio. O objetivo é valorizar a educação de jovens e adultos, oferecendo uma chance para que eles possam ingressar no mercado de trabalho e continuar os estudos, caso desejem.

O Projeto Pré-Encceja Paulo Freire

O Projeto Pré-Encceja Paulo Freire é uma iniciativa da Prefeitura de Maricá que visa preparar os alunos para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). O projeto oferece aulas presenciais e online com o intuito de reforçar os conteúdos cobrados no exame.

A participação no projeto é destinada aos moradores de Maricá com idade entre 18 e 60 anos que desejam obter a certificação de nível médio. O curso é oferecido de forma gratuita e os alunos têm acesso a material didático e acompanhamento pedagógico durante o período de estudo.

Desde o início do projeto, em 2018, já foram beneficiados cerca de cinco mil participantes. A 7ª edição do Projeto Pré-Encceja Paulo Freire conta com a oferta de 375 vagas presenciais, sendo distribuídas nos polos Centro, Inoã e Itaipuaçu.

Encceja: Uma oportunidade para concluir os estudos

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma oportunidade para jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio na idade adequada. Através do exame, é possível obter a certificação para ambos os níveis de ensino.

Pessoas com idade mínima de 15 anos podem se inscrever para o Encceja e tentar a certificação para o Ensino Fundamental. Já para o Ensino Médio, é necessário ter no mínimo 18 anos completos na data da prova.

O Encceja é composto por quatro provas objetivas e uma redação. As provas abordam as disciplinas básicas do currículo escolar e têm como objetivo avaliar o conhecimento dos candidatos em relação aos conteúdos do Ensino Fundamental ou Ensino Médio.

A certificação obtida através do Encceja é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e tem a mesma validade de um diploma de conclusão de ensino regular. Com o certificado, os candidatos têm a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho, se inscrever em cursos técnicos ou de ensino superior, e até mesmo participar de programas de governo que exigem a conclusão do ensino médio.

O Projeto Pré-Encceja Paulo Freire é uma importante iniciativa para preparar os alunos de Maricá para o exame e proporcionar oportunidades de qualificação e educação para os moradores da região. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia 28 de março, não perca essa chance de concluir seus estudos e abrir portas para um futuro melhor.

3/5 - (1 vote)
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]