Vacinação antirrábica tem início em Saquarema e visa imunizar cães e gatos
Iniciou nesta terça-feira (20) a campanha de vacinação antirrábica em Saquarema, região dos lagos do Rio de Janeiro. A meta é imunizar 80% dos cães e gatos do município contra a raiva, uma doença grave que pode ser transmitida para humanos.
A vacinação está sendo realizada na Secretaria Municipal dos Direitos dos Animais, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Além disso, também serão montados postos de vacinação em diversos locais da cidade em dias específicos, das 9h às 14h. Para facilitar o acesso da população, foram programados dois Dias D, que ocorrerão nos sábados de 28 de setembro e 26 de outubro.
Segundo as autoridades de saúde, a vacina é indicada para cães e gatos com mais de três meses de vida, e é necessário que a imunização seja realizada anualmente. No entanto, a vacinação em fêmeas grávidas não é recomendada.
A raiva é uma doença viral que afeta o sistema nervoso dos animais e é transmitida principalmente pela mordida de um animal infectado. Ela é fatal tanto para os animais quanto para os seres humanos, e não há tratamento específico uma vez que os sintomas aparecem. A vacinação em massa é a maneira mais eficaz de prevenir a doença.
Confira as datas e locais de vacinação:
- Jaconé/SMDA – 20/08
- Bacaxá/GM – 27/08
- Saquarema – Centro – 03/09
- Basiléa/Sintético – 10/09
- Itaúna/Surf – 17/09
- Rio d’Areia/ESF – 24/09
- Verde Vale/Barreira – 01/09
- Bacaxá/Praça da Bíblia – 08/10
- Tinguí/Serra de Mato Grosso – 15/10
- Loteamento Alvorada – 22/10
- Guarani/Campo- 29/10
- Jardim/Barroso- 05/11
Dias D:
28/09:
- ESF Bicuíba
- ESF Vilatur
- ESF Bonsucesso
- ESF Água Branca
- ESF Barreira
- ESF Mombaça
- ESF Barra Nova
- ESF Rio Seco
- ESF Rio Mole
- ESF Rio d’Areia
26/10:
- Escola Orgé Ferreira, em Itaúna
- Escola Carmem Regina, no Boqueirão
- Escola Luciana Coutinho, no Porto da Roça
- Escola Jurandir Mello, na Basiléa
- Escola Carlos Vanderson, em Jaconé
- ESF Ipitangas
- ESF Bacaxá
- ESF Palmital
A vacinação antirrábica é fundamental para garantir a saúde dos animais e prevenir a transmissão da raiva. Portanto, é importante que todos os tutores levem seus cães e gatos para se vacinarem. Vale ressaltar que a vacinação é gratuita e de extrema importância para a proteção dos animais e da população como um todo.
Com informações do G1