Início da vacinação contra a poliomielite em Araruama; campanha até 14 de junho.

Araruama inicia vacinação contra a poliomielite; campanha vai até o dia 14 de junho | Araruama

Araruama: Vacinação contra a poliomielite será realizada até o dia 14 de junho

No próximo sábado, dia 8 de junho, será realizado o Dia D de Vacinação em . Essa ação faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. As doses estão disponíveis em todas as unidades de saúde municipais até o dia 14 de junho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h30.

Objetivo da campanha

O objetivo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite é imunizar crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos. A recomendação do Ministério da Saúde é que as crianças estejam acompanhadas por um responsável e apresentem RG, carteira de vacinação, cartão do SUS e comprovante de endereço para receber a dose.

Dia D de Vacinação

No próximo sábado, das 8h às 12h, ocorrerá o Dia D de Vacinação em diversas unidades de saúde de Araruama. As Policlínicas do Areal, Praia Seca, Boa Perna, Fazendinha, Mataruna e XV de Novembro, além das Clínicas de Saúde de Bananeiras, São Vicente e Morro Grande e o CIMI, serão locais de atendimento.

É de extrema importância que os pais e responsáveis participem dessa campanha e levem as crianças para receberem a vacina. A poliomielite é uma doença contagiosa grave que pode causar paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A vacinação é imprescindível para a prevenção da doença.

Sobre a poliomielite

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença infecciosa viral aguda que afeta o sistema nervoso. Ela é causada pelo poliovírus e pode ser transmitida de pessoa para pessoa por meio de contato direto com secreções orais ou fezes infectadas. A doença pode resultar em paralisia, principalmente nos membros inferiores, e pode até mesmo ser fatal.

Atualmente, o Brasil está livre da circulação do poliovírus selvagem, mas é extremamente importante manter a vacinação em dia para evitar o retorno da doença. A vacina contra a poliomielite é segura e eficaz, sendo administrada oralmente em forma de gotinhas.

O Ministério da Saúde recomenda que todas as crianças sejam vacinadas contra a poliomielite. Além disso, é importante ressaltar que a vacinação é segura e não apresenta contraindicações. Caso a criança esteja com alguma doença aguda, febre acima de 38,5°C ou apresente alguma reação alérgica grave prévia à vacina, é necessário consultar um médico antes de tomar a vacina.

Conclusão

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite em Araruama é uma iniciativa de extrema importância para garantir a proteção das crianças contra essa doença grave. Os pais e responsáveis devem ficar atentos às datas e locais de vacinação, levando as crianças para receberem a dose da vacina. A poliomielite é uma doença que pode causar graves sequelas e a vacinação é a forma mais eficaz de prevenção.

Fonte: Plantão Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]