Inaugurado pronto atendimento em Figueira, distrito de Arraial do Cabo nesta quinta (7)

Pronto-Socorro de Figueira, distrito de Arraial do Cabo, é inaugurado nesta quinta (7)

Figueira, um distrito de , terá o seu Pronto-Socorro inaugurado nesta quinta-feira (6) às 18h. A obra, muito aguardada pela população desde abril de 2020, passou por uma reformulação completa em 2022 para garantir o conforto e a segurança dos mais de 12 mil moradores, de acordo com a prefeitura.

Localizado na RJ-102, o pronto-socorro funcionará como um serviço de urgência e emergência, atendendo demandas espontâneas 24 horas por dia, seguindo o protocolo de classificação de risco adotado nas unidades de pronto atendimento do município. Após passar pelo acolhimento, que inclui aferição da pressão arterial, o paciente será encaminhado para a recepção e em seguida passará pela classificação de risco antes de ser consultado pelo médico.

A unidade já iniciará o atendimento à população na sexta-feira (7), a partir das 8h. O nome do pronto-socorro é em homenagem à técnica de enfermagem Bárbara Amaral de Macêdo, que trabalhava no antigo posto de saúde e faleceu precocemente em 2023.

O secretário de Saúde, Jorge Diniz, ressalta que durante a inauguração, o atendimento continuará na unidade antiga, garantindo que não haverá prejuízo para a população.

O novo prédio do pronto-socorro possui uma área total construída de 1.347,43m², dividido em dois pavimentos. No primeiro pavimento, estão a recepção, a área de circulação, três consultórios de atendimento de emergência, duas salas amarelas e uma sala vermelha, uma sala amarela pediátrica, uma sala de medicamentos, uma sala para gesso, uma sala de sutura, duas salas de isolamento, uma sala de curativos, uma sala de Raio-X, uma sala de classificação de risco, uma sala de acolhimento, uma farmácia, um consultório odontológico para urgência, um laboratório e uma sala de assistência social.

O segundo pavimento do prédio será destinado à área administrativa e conta com uma cozinha completa, salas para corte de carnes, verduras, hortaliças e higienização de utensílios, despensa e um vestiário para as cozinheiras. Há também uma sala exclusiva para os nutricionistas. Além disso, foram construídas uma sala de esterilização, quatro salas de repouso técnico, uma sala para administração, um almoxarifado, uma rouparia, um refeitório, uma sala de reunião e uma sala para repouso.

O novo prédio do pronto-socorro foi projetado com modernidade, amplitude e ventilação adequada, além de climatização em todas as salas. Ele também é 100% acessível, seguindo a norma brasileira. Há mapas táteis para orientar pessoas com deficiência visual, alertas de piso (fotoluminescentes), barras para pessoas de baixa estatura e mobilidade reduzida.

A acessibilidade é garantida até mesmo para aqueles que não podem se locomover, com um elevador que possui espaço para cadeirantes e um acompanhante. Foram construídos nove banheiros acessíveis com barras de apoio, sanitários elevados, torneiras com acionamento por alavanca e dispensadores de sabonete e papel com altura adaptada.

Para garantir o pleno funcionamento da unidade, o prédio conta com um gerador próprio que pode fornecer energia para a manutenção dos serviços em caso de falta de eletricidade. Além disso, uma cisterna de 18 mil litros e três caixas d'água de três mil litros foram construídas para evitar problemas de abastecimento de água.

A segurança também foi uma prioridade na construção do prédio, com a instalação de detectores de fumaça em todas as salas, além de extintores de incêndio em pontos estratégicos e hidrantes de mangueira. O prédio também possui sistema de proteção contra descargas atmosféricas (para-raios).

O prefeito Marcelo Magno destaca que a população dos distritos há muitos anos necessitava de um pronto-socorro maior e com melhor infraestrutura de atendimento. A entrega dessa grande obra traz mais conforto e dignidade para os moradores, além de ser uma conquista importante para os profissionais de saúde.

Em resumo, o novo Pronto-Socorro de Figueira, em , será inaugurado nesta quinta-feira (6). Com uma estrutura moderna, ampla e acessível, o pronto-socorro atenderá as demandas de urgência e emergência da população, proporcionando um atendimento de qualidade e garantindo o conforto e a segurança de todos. A inauguração é uma conquista significativa para os moradores e profissionais de saúde da região.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]