IBGE divulga primeiros resultados do Censo Demográfico de 2022
Nesta quarta-feira (28), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os primeiros resultados do Censo Demográfico de 2022. Dentre as informações reveladas, destaca-se a população da cidade de Iguaba Grande (RJ), que alcançou a marca de 27.920 pessoas. Tal dado representa um aumento de 22,2% em comparação com o Censo de 2010.
Aumento populacional em Iguaba Grande e no Brasil
O aumento populacional em Iguaba Grande reflete a dinâmica do país como um todo. De acordo com o Censo, a população brasileira chegou a 203.062.512 de pessoas, o que representa um aumento de 6,45% em relação à última contagem realizada em 2010.
No estado do Rio de Janeiro, a população atingiu a marca de 16.054.524 pessoas, apresentando um acréscimo de 0,4% em comparação ao Censo anterior.
Iguaba Grande no ranking de população
Em relação ao ranking de população dos municípios, Iguaba Grande ocupa a 55ª colocação no estado do Rio de Janeiro, a 413ª colocação na região Sudeste e a 1.206ª colocação no Brasil.
Dados demográficos de Iguaba Grande
A pesquisa do IBGE também revelou que Iguaba Grande possui uma densidade demográfica de 547,7 habitantes por km² e uma média de 2,71 moradores por residência.
O Censo: importante ferramenta de pesquisa demográfica
O Censo é uma pesquisa realizada a cada 10 anos pelo IBGE, com o objetivo de fornecer dados precisos sobre a população brasileira e traçar um perfil socioeconômico do país. No entanto, a edição de 2020 foi adiada devido à pandemia de Covid-19 e, posteriormente, também enfrentou dificuldades financeiras.
Além do tamanho da população, o Censo busca informações sobre características dos moradores, como idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda e saneamento básico dos domicílios, entre outros dados relevantes.
É importante ressaltar que esta reportagem foi produzida com base nos dados fornecidos pelo IBGE e pode ser atualizada caso haja novas informações relevantes. Para mais informações sobre o sistema de automação de textos utilizado pelo G1, acesse o site.
Fonte da Notícia: G1