Iguaba Grande: Iniciativa oferece cursos gratuitos de qualificação na Região dos Lagos

“`html

Iniciativa de Educação e Inclusão Social no Rio de Janeiro

O projeto Conhecimento e Emancipação Social, que conta com a colaboração da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), anunciou recentemente a abertura das inscrições para estudantes que se interessam em participar de seus cursos. Essa importante iniciativa tem como objetivo promover atividades educacionais, culturais e esportivas para a população do Estado do Rio de Janeiro, concentrando-se especialmente nas comunidades mais vulneráveis.

Com um total de 31 polos de extensão distribuídos por diversas cidades do estado, os locais contemplados incluem Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Armação de Búzios e . As atividades acontecerão em instalações que pertencem à FAETEC, à UERJ e a outras entidades parceiras que colaboram com o projeto.

Os interessados em participar deste projeto podem realizar suas inscrições através do link disponível na página do Instagram (@emancipa.rj). As vagas para os cursos e atividades estão sendo divulgadas nas sedes dos polos, assim como na conta mencionada nas redes sociais.

Objetivos e Estrutura do Projeto

O projeto surge com a finalidade de atenuar as desigualdades que se acentuaram devido à pandemia de COVID-19, preenchendo as lacunas deixadas pela educação remota. Seu enfoque está em oferecer oportunidades de aprendizado e desenvolvimento nas áreas de Educação Artística, Cultural, Física e Esportiva; Educação Profissionalizante; além de Educação Regular e Cidadã. As atividades oferecidas incluem exercícios de teatro, dança, música, esportes, cursos profissionalizantes em áreas como corte e costura e mídias sociais, além de aulas de reforço escolar preparatórias para vestibulares.

Público-Alvo

A iniciativa tem como meta atender o maior número possível de pessoas, abrangendo alunos, seus familiares e a comunidade local nas áreas contíguas aos polos de extensão. Para participar, os interessados devem residir nas regiões que são atendidas pelos polos e devem realizar as inscrições para as atividades que desejarem. Após o período destinado às inscrições, será feita uma seleção dos participantes com base em critérios objetivos estabelecidos no Edital de Chamamento, levando em consideração o número máximo de vagas disponíveis para cada atividade e o horário escolhido.

Distribuição e Equipe do Projeto

O Projeto Conhecimento e Emancipação Social será desenvolvido em 31 polos de extensão localizados em várias partes do estado do Rio de Janeiro. As cidades que farão parte desta iniciativa são: Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Armação de Búzios, Silva Jardim, Engenheiro Paulo de Frontin, Araruama, Paraíba do Sul 2, Casimiro de Abreu, Rio das Flores, Tanguá, , Novo 1 – Ipanema, Novo 2 – Cocotá, Central 1 – Engenho Novo, Central 2 – Botafogo, Barra Mansa, Paty do Alferes, Três Rios, Nova Friburgo, Volta Redonda, Japeri, Valença, Paraíba do Sul 1, Magé, Petrópolis, Santa Cruz, Niterói 1 e Niterói 2. Cada polo contará com uma equipe composta por um coordenador, um subcoordenador, um pedagogo e 27 instrutores, que estarão disponíveis para orientar e ministrar as atividades nas instalações cedidas pela FAETEC, UERJ e outras organizações que colaboram com o projeto.

Detalhes e Oportunidades

As inscrições para esse projeto já estão abertas e representam uma oportunidade valiosa para reforçar a inclusão social e o desenvolvimento educacional no Estado do Rio de Janeiro. Para mais informações sobre o projeto e para ficar por dentro das atualizações mais recentes, os interessados são convidados a visitar a página do Instagram (@emancipa.rj).

Fonte da Notícia: Guia Região dos Lagos
“`

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]