Notice: Function is_single was called incorrectly. Conditional query tags do not work before the query is run. Before then, they always return false. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 3.1.0.) in /home/guiaregiaodoslagos.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the listeo_core domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/guiaregiaodoslagos.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio listeo foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/guiaregiaodoslagos.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio kirki foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/guiaregiaodoslagos.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121
IA pode identificar animais na estrada e prevenir acidentes | Guia Região dos Lagos

Sign In

IA pode identificar animais na estrada e prevenir acidentes

tamanduá-bandeira

Inteligência artificial pode ajudar a evitar acidentes causados por animais nas estradas brasileiras. Pesquisadores apoiados pela FAPESP desenvolveram um sistema de visão computacional capaz de detectar, automaticamente, espécies da fauna brasileira, como tamanduás, lobos-guarás e antas, em tempo real.

A iniciativa é uma resposta ao alto número de atropelamentos de animais nas estradas do país, que chega a cerca de 475 milhões de animais por ano, segundo estimativas do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE) da Universidade Federal de Lavras.

Para criar o sistema, os pesquisadores reuniram um banco de dados com fotos de mamíferos da fauna brasileira ameaçados de atropelamento. Foram utilizadas 1.823 imagens, baixadas da internet e editadas quando necessário para remover ruídos e fornecer diferentes ângulos de identificação.

Os pesquisadores testaram diferentes versões do modelo de visão computacional YOLO (You Only Look Once) para detectar os animais. Embora o sistema tenha tido uma boa performance na detecção de espécies durante o dia, foram identificados desafios na detecção noturna, em ambiente chuvoso e quando os animais estão parcialmente escondidos.

Apesar desses desafios, a aplicação do sistema em carros poderia fornecer alertas em tempo real aos motoristas sobre a presença de animais na pista. Dessa forma, acidentes com animais de grande porte, que representam riscos tanto para os animais quanto para os condutores, poderiam ser evitados.

O próximo passo é a inclusão de novas imagens no banco de dados, capturadas por armadilhas fotográficas e câmeras de rodovias. Parcerias com concessionárias de rodovias e prefeituras podem permitir que o sistema seja testado em situações reais e integrado a tecnologias já existentes, aumentando a segurança nas estradas.

O estudo desenvolvido pelos pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) foi descrito na revista Scientific Reports. Além disso, o grupo já havia desenvolvido uma aplicação que utiliza informações coletadas pelos celulares dos motoristas para avisar sobre as condições de trânsito, aumentando a segurança nas cidades.

A combinação de inteligência artificial e visão computacional mostra um grande potencial para solucionar problemas como os acidentes causados por animais nas estradas. Com a utilização adequada dessas tecnologias, é possível reduzir o número de atropelamentos, protegendo tanto os animais como os motoristas.

Ajude-nos e avalie esta notícia.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Últimas Notícias

Destaques