Araruama: Candidata Verônica Januário desiste de lançar candidatura própria e será vice de Daniela de Lívia de Chiquinho
No município de Araruama, localizado na Região dos Lagos, a empresária Verônica Januário, do partido NOVO, anunciou sua desistência de lançar uma candidatura própria à prefeitura. Ela decidiu se juntar ao grupo da atual prefeita Lívia de Chiquinho, do partido REP, e será candidata a vice na chapa de Daniela de Lívia de Chiquinho, do partido MDB.
O anúncio não foi uma surpresa, já que havia vazado uma foto de Verônica tomando café com a prefeita dias atrás. No entanto, segundo fontes do governo, a antecipação do comunicado teve o objetivo de minimizar a repercussão negativa do atentado ocorrido contra a pré-candidata da oposição, Penha Bernardes, do partido PL. Havia preocupação de que esse incidente pudesse afetar a campanha de Daniela.
O pré-candidato Sérgio Ribeiro, do partido DC, criticou duramente essa união, chamando-a de “repugnante”. Verônica Januário havia pontuado nas pesquisas justamente por criticar o governo de Lívia de Chiquinho, mas agora se juntou a ele. Outro caso semelhante foi o do médico Marcelo Amaral, que também criticava Chiquinho e acabou se aliando a ele. Essas mudanças de alianças são comuns na política de Araruama.
Decisões e mudanças de alianças
Antes de tomar essa decisão, Verônica procurou o grupo dos Peres, de Saquarema, que inclui Manoela, a prefeita, e Antônio, marido de Manoela e articulador político. No entanto, ela recebeu uma negativa porque tinha baixa pontuação nas pesquisas e porque os Peres apoiam Penha Bernardes, que é a principal cabo eleitoral de Manoela. Há informações de que Verônica teria feito vários pedidos ao grupo de Penha/Manoela, mas todos foram negados.
Verônica afirmou que o seu sonho de ser prefeita não foi abandonado, mas é improvável que ela tenha uma nova oportunidade, pois, se Daniela de Lívia de Chiquinho for eleita e cumprir um mandato de oito anos, é provável que outro candidato seja escolhido para sucedê-la depois desse período. É possível que a sucessora seria Raiana Alcebíades, do partido PSD, atual vice-prefeita e prima de Lívia e Daniela.
Rumos da campanha
O futuro político de Araruama é incerto, como boa parte da Região dos Lagos. O fato de uma pré-candidata ter sido vítima de um atentado apenas reforça a complexidade da corrida eleitoral na cidade. Os próximos dias serão decisivos para definir os rumos da campanha política em Araruama. É importante lembrar que os bastidores da política local são muitas vezes imprevisíveis, apesar da tranquilidade que transparece na superfície.
Fonte da Notícia: Plantão Guia Região dos Lagos
Imagem 1
A empresária Verônica Januário (NOVO) desistiu de lançar candidatura própria e será candidata a vice na chapa de Daniela de Lívia de Chiquinho (MDB) em Araruama
Crédito: Reprodução internet
Imagem 2
O pré-candidato Sérgio Ribeiro criticou duramente a união de Verônica Januário com o grupo de Lívia de Chiquinho
Crédito: Rede social