GRIOT: Lançamento de cartilha em Cabo Frio contra racismo, machismo e violência de gênero

Coletivo GRIOT lança cartilha de combate ao racismo, machismo e violência de gênero em Cabo Frio

Coletivo GRIOT lança cartilha de combate ao racismo, machismo e violência de gênero em

O Ponto de Cultura Coletivo GRIOT lançará uma cartilha de combate ao racismo, ao machismo e à violência de gênero, neste sábado (22), às 16h, na Casa de Cultura José de Dome – Charitas, em .

Essa iniciativa faz parte do projeto “Labalábá Òkun – Tambores para Iaiá à Beira-Mar”, selecionado no edital “Conexões Urbanas”, do Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Paulo Gustavo.

Durante o evento, será realizada uma palestra seguida de uma roda de conversa sobre o tema da cartilha e questões relacionadas ao acesso aos direitos básicos, como a acessibilidade, e à cultura. A mediação ficará a cargo da professora e fundadora do Ponto de Cultura Coletivo GRIOT, Márcia Fonseca.

Após a discussão, haverá uma apresentação de dança e percussão afro para homenagear a orixá Oyá e sua corte “Labalábá Òkun”, com a participação do grupo Tambor de Iaiá, mantido pelo GRIOT, e dos agentes culturais que participaram das oficinas do coletivo. A programação é gratuita.

No mês passado, foi realizado um cortejo de bloco afro no Canto da Praia do Forte em celebração a Oyá. O evento contou com a presença de moradores e turistas, que puderam assistir aos toques e passos característicos de diversas manifestações culturais afro-brasileiras.

A cartilha que será lançada pelo Coletivo GRIOT tem como objetivo conscientizar e combater o racismo, o machismo e a violência de gênero. Ela trará informações sobre os direitos básicos e o acesso à cultura, abordando temas como inclusão e igualdade. A ideia é fomentar a discussão e promover ações que contribuam para a transformação social.

O projeto “Labalábá Òkun – Tambores para Iaiá à Beira-Mar” recebeu apoio do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. A Lei Paulo Gustavo, através do edital “Conexões Urbanas”, foi responsável pela seleção do projeto.

O Coletivo GRIOT tem como propósito pesquisar, difundir e preservar as tradições afro-brasileiras, promovendo a cultura e o empoderamento da população negra. Além disso, o grupo desenvolve atividades como oficinas, rodas de conversa e apresentações artísticas.

A cartilha lançada pelo Coletivo GRIOT é mais uma iniciativa importante que contribui para a conscientização e o combate ao racismo, ao machismo e à violência de gênero. É fundamental que a sociedade esteja engajada nessa luta, promovendo a igualdade e a valorização da diversidade.

Fonte da Notícia: Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]