Iniciativa de Uso de Inteligência Artificial para Correção de Tarefas Escolares em São Paulo
O governo de São Paulo anunciou a implementação de uma nova ferramenta de correção de tarefas escolares que utiliza inteligência artificial. Com este recurso, o aluno responderá uma questão dentro da plataforma TarefaSP, e a resposta será analisada por um sistema de IA, conforme informações divulgadas pelo governo paulista. A tecnologia irá verificar se a resposta do estudante está alinhada com os critérios estabelecidos pela equipe da Secretaria da Educação de São Paulo (Seduc-SP).
Funcionamento do Sistema
Após a análise, a inteligência artificial informará se a resposta está correta, parcialmente correta ou incorreta, fornecendo uma breve explicação acerca da avaliação obtida. Essa devolutiva não contará como nota para o aluno, uma vez que o plano ainda está em fase piloto. Além disso, os estudantes terão a possibilidade de avaliar a explicação oferecida pelo assistente automatizado, promovendo um feedback contínuo.
Benefícios para Professores
Rossieli Soares da Silva, da Seduc, destaca que a incorporação da IA nas atividades escolares visa auxiliar na redução da carga de trabalho dos educadores, que poderão dedicar mais tempo ao ensino propriamente dito, em vez de focarem apenas em correções. “A inteligência artificial, ao efetuar a correção das tarefas, busca melhorar o envolvimento dos alunos e otimizar o esforço dos professores, destacando o ensino como prioridade em relação às atividades de correção”, comenta Soares.
Acesso e Interação dos Professores
A iniciativa também prevê que todos os docentes tenham acesso aos exercícios disponibilizados na plataforma, podendo adicionar comentários às correções realizadas. Este recurso é semelhante ao que já está disponível nas questões objetivas, permitindo uma maior interação e personalização no processo de ensino-aprendizagem.
Em resumo, a adoção da inteligência artificial para a correção de tarefas escolares por parte do governo de São Paulo representa um passo significativo na modernização do sistema educacional. A utilização dessa tecnologia não apenas visa desafogar o trabalho dos professores como também se propõe a aumentar o engajamento dos alunos, tornando o processo educativo mais eficiente e dinâmico. Essa iniciativa reflete a busca por soluções inovadoras no setor da educação, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino nas escolas públicas paulistas.