Estão abertas as inscrições para o programa “Semeando Negócios: Aceleração de Negócios Rurais”, que tem como objetivo selecionar propostas de criação e ampliação de Unidades de Produção Agropecuária (UPAs) ou de Organizações Coletivas de Parelheiros, Marsilac e Grajaú/Ilha do Bororé, região da Zona Sul de São Paulo. O prazo para inscrições vai até o dia 29 de janeiro de 2024 e os interessados devem se inscrever pelo site adesampa.com.br/semeandonegocios.
Além de capacitações, análise e acompanhamento do plano de negócios, os selecionados receberão um aporte de até R$ 30 mil em estrutura, materiais e serviços. A iniciativa tem como objetivo fortalecer as cadeias produtivas de relevância socioambiental.
O programa “Semeando Negócios” busca ampliar as ações de suporte aos agricultores e contribuir para o desenvolvimento econômico da Região Sul da capital paulista. Através desse programa, busca-se criar condições para o acesso dos pequenos agricultores da região às políticas públicas e abertura de mercados, além do beneficiamento da produção e do fortalecimento do ecoturismo no território. Essas ações promovem o desenvolvimento sustentável em Parelheiros, Marsilac e Grajaú/Ilha do Bororé, áreas que concentram quase 30% de toda a cobertura verde da cidade de São Paulo.
O “Semeando Negócios” também tem como propósito estimular a preservação ambiental, focada no desenvolvimento sustentável, ao mesmo tempo em que auxilia na geração de renda para os moradores. Além disso, os negócios selecionados receberão apoio na estruturação dos imóveis e suporte na gestão de empreendimentos voltados ao Turismo de Vivência Rural e/ou Beneficiamento de Produtos Naturais.
Para participar, é necessário ler o edital completo disponível em shre.ink/semeando-edital e enviar todos os documentos solicitados. Foi prorrogado o prazo de inscrição e também foi adicionada documentação exigida para o cadastro. A comprovação de propriedade, a posse ou o uso do imóvel em nome do proponente foram ampliadas, permitindo a apresentação de documentos como CCIR, CNPJ Rural, Matrícula do imóvel, contrato de compra e venda, entre outros a serem avaliados pela Comissão de Seleção.
Já para os proponentes residentes em São Paulo, será aceito comprovante de residência em nome de algum membro do grupo familiar de primeiro grau, juntamente com uma declaração assinada que ateste que ambos moram na mesma residência.
É importante ressaltar que quem já realizou a inscrição não precisa refazer o processo diante das alterações de documentação no edital. No entanto, caso haja interesse em submeter uma nova proposta, é necessário destacar que a Comissão de Seleção analisará apenas a última proposta enviada.
Em caso de dúvidas, os proponentes podem entrar em contato com a Ade Sampa pelo email [email protected] ou pelo WhatsApp: (11) 91948-4581.
Fonte: Guia Região dos Lagos
Imagem 1: Agricultores produtores rurais semeando negócios (Foto: Ade Sampa)
Imagem 2: Semeando Negócios (Imagem: Divulgação)