Sign In

Festival de melhores curtas nacionais e estrangeiros acontece no RJ

MegaCities ShortDocs

“`html

Festival de Criatividade no Rio de Janeiro Apresenta Curta-Metragens

Imagem do Festival MegaCities ShortDocs
Imagem: Reprodução

Na próxima semana, o Rio de Janeiro sediará o World Creativity Day, um festival dedicado à criatividade, que ocorrerá no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Um dos principais destaques da programação será a apresentação dos melhores curtas-metragens nacionais e internacionais da última década, com foco em causas sustentáveis e de impacto social. Essa exibição está agendada para o dia 23 de abril às 15h30 e faz parte do Festival MegaCities ShortDocs.

O MegaCities ShortDocs é um evento global que se concentra na exibição de curtas-metragens com uma duração máxima de quatro minutos, abordando uma vasta gama de temas urbanos e sociais. Os filmes apresentados contam histórias humanas inspiradoras que tratam de justiça social, arte, cidadania e sustentabilidade.

Os documentários curtos tratados nesse festival exploram, de forma sensível e impactante, os desafios enfrentados por grandes cidades contemporâneas. Essas produções demonstram como iniciativas locais, mesmo que modestas, podem ter um impacto significativo na vida nas cidades, promovendo uma realidade mais humana e sustentável. O evento se torna uma rica oportunidade para conhecer diferentes contextos ao redor do mundo e se inspirar por meio de soluções que estão sendo implementadas para mitigar os impactos ambientais, sociais e econômicos.

Cena do Festival MegaCities ShortDocs

Durante o festival, o público terá a chance de assistir a histórias emocionantes, como a de um brasileiro que, em São Paulo, conseguiu reflorestar uma área urbana degradada plantando mais de 20 mil árvores por conta própria. Além disso, no Congo, um artista utiliza a reciclagem criativa para transformar resíduos plásticos em brinquedos e obras de arte. Outra narrativa impactante retrata as dificuldades enfrentadas por entregadores imigrantes em Paris, cujas vidas são controladas por algoritmos. Abaixo segue a programação completa.

Programação de Curta-Metragens:

MegaCities ShortDocs – Os Melhores da Década Nacionais e Internacionais

Exibições WCD, Rio de Janeiro (23 de abril)

Melhor Curta
Edição 3 – 2017

The Planter (O Plantador), Rafael Machado – São Paulo, Brasil.

O plantador Hélio

O curta retrata a jornada de Hélio da Silva, que individualmente plantou mais de 20 mil árvores no Parque Tiquatira, localizado na Zona Leste de São Paulo, uma região que possui diversas carências. No início, sua iniciativa foi desvalorizada, mas com o tempo, as autoridades começaram a reconhecer e cuidar do parque.

Melhor Curta
Edição 4 – 2018
Bidon Vil (Vila de Recipientes)
Nizar Saleh, “École des Beaux Arts” – Kinshasa, Congo.

Bidon Vil (Vila de recipientes)

Esse curta-metragem narra a história de um artista, designer e performer que transforma plásticos descartados em brinquedos para crianças de comunidades carentes. O filme representa uma conscientização sobre a reciclagem e oferece acesso à arte de forma gratuita em espaços públicos.

Melhor Curta
Edição 5 – 2019
Under the Bridge (Debaixo da ponte)
Felipe Moraes – São Paulo, Brasil.

O filme retrata Nilson Garrido, um personagem inspirador que ensina boxe e compartilha lições de vida com moradores de rua e indivíduos marginalizados sob um viaduto no centro de São Paulo.

Melhor Curta
Edição 7 – 2021
Je suis là​ (Eu sou assim)
Clarisse Girardet, Ugo Dirrig, Michel Roullier, Mathis Faudrit, Mathieu Delvalet – Paris, França.

Je suis là​ (Eu sou assim)

O documentário traz uma reflexão sobre os impactos de um simples clique e como um pedido de entrega pode influenciar o cotidiano de outras pessoas. Em “Je suis là”, o protagonista compartilha sua experiência de vida como entregador clandestino, vivendo sob constante temor e regimentado por um algoritmo que determina sua renda.

Melhor Curta
Edição 8 – 2022
They don’t need to know (Eles não precisam saber)
Yogi Tujuliarto – Jakarta, Indonésia.

They don’t need to know (Eles não precisam saber)

Esse curta mostra a realidade de um catador de recicláveis que vive nas margens do rio Citarum, considerado o mais poluído do mundo, e dá voz a questões que muitos preferem ignorar em grandes cidades.

Melhor Curta
Edição 9 – 2023 / 24
The Atlantis Mussels (Os Mexilhões Atlantis)
Rachmat Kurniawan Idrus e Azyd Aqsha Madami – Jakarta, Indonésia.

Os mexilhões Atlantis

Esse curta apresenta uma comunidade litorânea em Jacarta que enfrenta a subsidência de terras e as mudanças climáticas, utilizando conchas de mexilhões verdes e entulho para elevar o solo e proteger suas residências de potenciais catástrofes.

Melhor Curta São Paulo São
Edição 8 – 2022
Progresso de Quem? Izadora Andrade, São Paulo.

No contexto das ruas de São Paulo, os catadores desempenham um papel fundamental na gestão do lixo que a sociedade ignora. O projeto Pimp My Carroça é um exemplo da luta por reconhecimento desses agentes ambientais, atuando desde 2012.

Melhor Curta São Paulo São
Edição 9 – 2023/24
Lavando Almas,
Rafael Machado dos Santos e Luis Guilherme Chagas – São Paulo.​​​​​​

Lavando Almas

O curta “Lavando Almas” aborda ações de solidariedade e as conexões dentro da comunidade, revelando narrativas de quem oferece e quem recebe ajuda. Nesse contexto, o Projeto Banho Solidário Sampa se destaca por fornecer dignidade aos moradores de rua de São Paulo.

Melhor Curta Iniciativa Urbana
Edição 9 – 2023/24
Lixo no Lixo
Haroldo Cesar de Castro Silva e Yara Leitão, Rio de Janeiro.

Por meio de criatividade e um espírito inovador, um músico busca educar sua comunidade e mudar a percepção sobre a questão do lixo descartado nas ruas.

Proximidade Feliz / Cidade de 15 Minutos
Edição 9 – 2023 / 24

O Morro do Fubá, Dandara Pires e Jonathan Roditi (ONG La Colline Du Mais) – Rio de Janeiro.

Morro do Fubá

A narrativa gira em torno de crianças que se mobilizam para revitalizar e transformar um espaço público em território do Rio de Janeiro dominado pela milícia. Este documentário, que já foi exibido em Paris, é celebrado como um dos melhores em sua categoria.

Sobre o Festival MegaCities ShortDocs

O festival surgiu na COP15 de Paris, promovido pela ONG Métropole du Grand Paris, destacando iniciativas audiovisuais que buscam enfrentar a crise climática e melhorar a qualidade de vida nas cidades mais populosas do mundo.

Neste evento, são estimuladas e compartilhadas Iniciativas e ideias inovadoras projetadas para resolver problemas sociais, econômicos e ambientais enfrentados por nossas grandes cidades no século 21. Nos últimos três anos, o festival foi realizado no Brasil pela plataforma São Paulo São em parceria com a ONG Métropole du Grand Paris e a Universidade Paris Sorbonne, e é aberto a realizadores de cidades com mais de um milhão de habitantes ao redor do mundo, incluindo as 35 megacidades e 17 cidades brasileiras.

São Paulo São

A marca e plataforma multimídia São Paulo São foi idealizada em 2015 por Mauricio Machado, com o intuito de conectar cidadãos a suas cidades e promover um diálogo criativo sobre soluções para um futuro urbano verde, inclusivo e acolhedor. Ao longo de 10 anos, a iniciativa se destacou como um facilitador na promoção da participação cidadã e da inovação na construção de cidades mais resilientes e humanas.

Através de projetos e exposições, a São Paulo São se posiciona contra o racismo e a intolerância, além de promover o valor da diversidade como um avanço da civilização brasileira. Reconhecida em festivais internacionais, como o Festival Europeu de City Branding em Minsk, a marca funciona em parceria com o Visite São Paulo e outras instituições, propiciando um ambiente favorável à criatividade urbana.

Festival MegaCities ShortDocs
Foto: Divulgação

As iniciativas da São Paulo São incluem a realização de curtas sobre bairros da cidade, inspirados pelo conceito “Cidade de 15 Minutos”, desenvolvido pelo professor Carlos Moreno da Paris Sorbonne. Além disso, apresenta um abrangente programa na TV Cultura, onde exibe os melhores curtas da história do festival, fortalecendo a cultura do audiovisual e sua capacidade de inspirar mudanças sociais.

O Festival MegaCities ShortDocs oferece uma ótima plataforma para demonstrar o efeito positivo do audiovisual na conscientização sobre a crise climática e a mobilização para a implementação de soluções práticas.

  • Oferecimento: Evolve e Apex Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações.
  • Apoio: Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima / TV CULTURA / HEINEKEN
  • Mídia oficial: CicloVivo

Fonte: Guia Região dos Lagos

“`

Ajude-nos e avalie esta notícia.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Últimas Notícias

Destaques