Arraial do Cabo: FAETEC oferece 315 vagas de cursos profissionalizantes para mulheres em situação de vulnerabilidade social
A Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC) está com matrículas abertas para cursos de qualificação profissional destinados a mulheres em situação de vulnerabilidade social ou vítimas de violência. Essa iniciativa faz parte do Programa Pronatec Mulheres Mil, em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher, e disponibiliza um total de 315 vagas. As matrículas podem ser realizadas até o dia 23 deste mês.
As inscrições para os cursos estão abertas em 16 municípios do estado do Rio de Janeiro e contemplam cinco opções de qualificação profissional: Recepcionista de Eventos, Agente de Recepção e Reservas em Meios de Hospedagem, Assistente Administrativo, Assistente de Logística e Assistente de Recursos Humanos.
A capacitação profissional é uma importante ferramenta para aumentar as chances de empregabilidade das mulheres, além de proporcionar maior autonomia financeira e empoderamento. Segundo a Secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar, “a capacitação profissional aumenta as chances da mulher conseguir um emprego, conquistar autonomia financeira e retomar o comando da sua vida”.
Podem se candidatar mulheres a partir de 16 anos que estejam em situação de vulnerabilidade social, vítimas de violência e residentes em locais com infraestrutura deficitária. As interessadas devem procurar os Centros Especializados de Atendimento à Mulher (CEAMs e CIAMs) ou outros órgãos de políticas para mulheres, que farão o encaminhamento das candidatas para as unidades da FAETEC.
Para efetuar a matrícula, as candidatas devem apresentar os seguintes documentos na unidade da FAETEC escolhida: RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência, comprovante de escolaridade e a ficha de matrícula entregue pelo CEAM ou CIAM.
Caroline Alves, presidente da FAETEC, ressalta a importância desse projeto para as mulheres em situação de vulnerabilidade social: “A abertura dessas vagas representa uma grande oportunidade para que as mulheres consigam reingressar ao mercado de trabalho ou obter uma melhor colocação profissional, alcançando assim sua autonomia financeira. É muito gratificante poder, pela terceira vez, abrir inscrições para este programa tão relevante para a sociedade do Rio de Janeiro”.
As aulas serão realizadas em 16 polos da FAETEC distribuídos pelos municípios de Mangaratiba, Arraial do Cabo, Búzios, Cachoeiras de Macacu, Iguaba, Itaperuna, Itatiaia, Macaé, Niterói, Nova Iguaçu, São Gonçalo, Mendes, Tanguá, Teresópolis, Três Rios e Valença.
Essa iniciativa representa uma importante oportunidade para as mulheres em situação de vulnerabilidade social adquirirem conhecimentos técnicos e se capacitarem para ingressar no mercado de trabalho ou melhorar sua posição profissional. A FAETEC e a Secretaria de Estado da Mulher estão de parabéns por promoverem ações que visam o empoderamento e a inclusão dessas mulheres na sociedade.