Búzios possui o segundo maior número de estações de recarga para carros elétricos no estado do Rio de Janeiro, de acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Veiga de Almeida (UVA). A pesquisa mostrou que a cidade é responsável por 55% dos eletropostos da região das Baixadas Litorâneas.
O levantamento identificou a presença de 16 estações de carregamento projetadas para veículos elétricos e híbridos plug-in em Búzios, utilizando dados do aplicativo internacional PlugShare, que permite aos motoristas localizarem estas estações de recarga.
No total, os dez municípios das Baixadas Litorâneas possuem 29 das 399 estações de carregamento do estado do Rio de Janeiro, representando 7% do total. Cabo Frio é o segundo município da região com o maior número de eletropostos, com seis. Na sequência, aparecem as cidades de Rio das Ostras, Araruama, Arraial do Cabo, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia e Silva Jardim, todas com apenas um eletroposto. Já Saquarema e Casimiro de Abreu não possuem nenhuma estação de recarga.
“A cidade de Búzios é a principal beneficiária dos investimentos em infraestrutura de recarga de carros elétricos da região, que podem desempenhar um papel crucial na mitigação das emissões de gases de efeito estufa de origem veicular. Isso reflete maior demanda e poder aquisitivo, mas também expõe uma desigualdade significativa em relação a demais cidades do estado e a necessidade urgente de expansão dessa infraestrutura para suportar a crescente demanda por veículos elétricos”, avalia Ricardo Soares, coordenador do Mestrado Profissional em Ciências do Meio Ambiente da UVA e líder da pesquisa.
A concentração dos eletropostos na Região Metropolitana do Rio de Janeiro (Niterói, Petrópolis e Rio de Janeiro), em regiões próximas a outros estados do Sudeste (Angra dos Reis, Campos dos Goytacazes, Itatiaia, Paraty e Teresópolis) e em cidades turísticas de alto poder aquisitivo na Região dos Lagos (Búzios e Cabo Frio) evidencia a falta de infraestrutura para veículos elétricos em outras regiões do estado.
“Com a crescente presença de montadoras chinesas no Brasil, que têm aumentado a oferta e o acesso a veículos elétricos, a demanda por eletropostos se torna ainda mais urgente. A expansão dessa rede é essencial para suportar o crescimento da frota de veículos elétricos, incentivar a adoção dessa tecnologia sustentável e reduzir a dependência de veículos que utilizam combustíveis fósseis”, completa Augusto Ahn Ka, pesquisador da UVA e um dos autores do estudo.
A falta de estações de recarga em outras regiões do estado pode levar os proprietários de carros elétricos a terem um segundo veículo movido a combustíveis fósseis para longas viagens, relegando os carros elétricos ao papel de veículos para trajetos curtos. Por isso, a expansão da rede de eletropostos para além dos grandes centros urbanos é fundamental, garantindo que a infraestrutura acompanhe o crescimento dos veículos elétricos.
“A adoção ampla e eficaz de veículos elétricos no Brasil pode enfrentar obstáculos significativos, como o desencorajamento de futuros compradores que temeriam a ‘ansiedade de recarga' – a preocupação de ficar sem acesso a uma fonte de eletricidade e sofrer uma ‘pane elétrica', similar à ‘pane seca' dos veículos a combustão”, destaca Pablo Vimercati Simas, pesquisador da UVA e coautor da pesquisa.
O estudo realizado pelos pesquisadores da UVA é pioneiro no estado e pretende ser ampliado para outros estados do país. O mapeamento contínuo da infraestrutura de recarga para veículos elétricos pode ajudar a identificar áreas que necessitam de investimentos e apoiar políticas públicas que promovam a expansão da rede.
É necessário o estabelecimento de políticas públicas e a realização de investimentos privados para que a infraestrutura de recarga acompanhe o ritmo de crescimento dos veículos elétricos no Brasil. Assim, será possível incentivar a adoção dessa tecnologia sustentável, reduzir a emissão de gases de efeito estufa e promover uma mobilidade mais limpa e eficiente.