Entenda e resolva defeitos em games
Alguma vez enquanto jogava no PC o jogo travou? Essas travadas atrapalham a jogabilidade, mas não são suficientes para fazer o computador parar de funcionar. Esse problema é conhecido como stuttering. A seguir, vamos falar mais sobre esse bug e como resolvê-lo.
O stuttering, que pode ser traduzido como “engasgado”, é quando o jogo apresenta um desempenho irregular, o que impede que ele flua de maneira adequada. Identificar a causa desse problema pode ser difícil, já que existem vários fatores que podem contribuir para o stuttering. No entanto, é possível fazer uma análise completa para monitorar as estatísticas usando o software MSI Afterburner.
Uma maneira de resolver o stuttering é travar a taxa de quadros em 30 ou 60 frames por segundo. Para fazer isso, você pode ativar o V-SYNC, que é a Sincronia Vertical. Essa função sincroniza a taxa de quadros do computador com a taxa de atualização do monitor, gerando estabilidade no tempo de cada quadro. Por exemplo, para ter estabilidade com 30 quadros por segundo, é necessário que cada frame seja criado a cada 33,33 milissegundos. Já para 60 quadros por segundo, o tempo é de 16,66 milissegundos.
No entanto, mesmo com o V-SYNC ativado, às vezes o stuttering pode persistir, pois nem sempre a Sincronia Vertical consegue estabilizar o tempo dos quadros. Nesses casos, pode ser útil utilizar o aplicativo RivaTuner. Após instalar o MSI Afterburner, é possível baixar o RivaTuner Statistics. Com ambos instalados, abra o jogo e, na aba “Framerate Limit”, defina a taxa de quadros em 30 ou 60 FPS. Em seguida, pressione Enter e volte para a janela do jogo.
Caso o problema persista mesmo após essas soluções, é necessário identificar de forma mais detalhada o que pode estar causando o stuttering. Vários componentes podem estar envolvidos, como processador, placa de vídeo, drivers e memória RAM.
O processador é responsável por executar todas as instruções e cálculos do jogo, enquanto a placa de vídeo é responsável por gerar os quadros que formam a imagem. Se o processador estiver sobrecarregado, é recomendado reduzir as configurações gráficas do jogo, como a densidade populacional, o nível de detalhes e o campo de visão. Caso o problema persista, pode ser necessário diminuir a resolução do jogo ou ajustar a qualidade gráfica de outros itens nas configurações.
Os drivers da placa de vídeo também são importantes para o bom funcionamento dos jogos. É recomendado manter os drivers sempre atualizados, pois eles podem corrigir bugs e melhorar o desempenho dos jogos lançados recentemente.
A memória RAM também pode ser uma das causas do stuttering. Se a quantidade de memória RAM for insuficiente, o sistema pode tentar utilizar a memória VRAM da placa de vídeo, o que pode resultar em um desempenho ruim. Nesse caso, é recomendado adicionar mais memória RAM ao computador para dar estabilidade ao sistema.
Por fim, o aquecimento dos componentes do computador também pode influenciar no desempenho do jogo. Se os componentes estiverem superaquecendo, é necessário melhorar o fluxo de ar dentro do gabinete, utilizando ventoinhas para puxar o ar frio e expelir o ar quente. É recomendado investir em um cooler para melhorar o resfriamento do sistema.
Relembrando, o stuttering é um problema que pode prejudicar a jogabilidade no PC. No entanto, seguindo as dicas mencionadas acima, é possível resolver ou minimizar esse problema. Lembre-se de verificar cada componente do seu computador e ajustar as configurações do jogo de acordo com a capacidade do seu sistema. Assim, será possível ter uma experiência de jogo mais fluída e agradável.