As inscrições para os editais da Lei Paulo Gustavo em São Pedro da Aldeia encerram nesta quinta-feira (14). Os editais, chamados de “Talentos da Aldeia” e “100 Anos Casa da Flor”, visam selecionar projetos audiovisuais e premiar artistas e agentes culturais locais.
O montante destinado aos dois editais é de R$ 734.720,55, que será distribuído entre os projetos culturais apresentados pelos membros da classe artística da cidade. A aplicação dos recursos autorizados pela Lei Paulo Gustavo está de acordo com o Decreto n.º 138/2023, assinado pelo prefeito Fábio do Pastel.
Os interessados em participar dos editais devem ser artistas, produtores ou agentes culturais aldeenses, residentes na cidade e comprovarem atuação artística. Além disso, é necessário ter o cadastro aprovado no Mapeamento Cultural. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site da Secretaria Municipal de Cultura.
O primeiro edital, “Talentos da Aldeia”, destinará R$ 479.177,08 para projetos audiovisuais. As categorias contempladas são: produção de curta-metragem, produção de documentário, produção de videoclipe (música e dança), produção de conteúdo para mídias digitais e ação de formação audiovisual e difusão. Para se inscrever, é necessário comprovar residência na cidade há pelo menos um ano e atuação artística de no mínimo quatro anos.
Já o edital “100 Anos Casa da Flor” premiará artistas e agentes culturais que tenham contribuído para o desenvolvimento artístico-cultural da cidade. As áreas contempladas são: teatro, circo, dança, música, literatura, artesanato, artes visuais, produção cultural, saberes populares, cultura LGBTQIA+, culturas inclusivas, patrimônio material e imaterial, e povos tradicionais (cultura indígena, quilombola e afro-brasileira). Assim como no edital anterior, é necessário comprovar residência e atuação artística conforme os critérios estabelecidos.
Os projetos selecionados deverão realizar contrapartida social, como a realização de exibições gratuitas de conteúdos e produtos aprovados em escolas públicas e espaços da cidade. A premiação será feita por meio de pagamento direto, sem obrigações futuras, a não ser a possível contrapartida social acordada com a Secretaria Municipal de Cultura.
Os editais completos e mais informações estão disponíveis no site da Lei Paulo Gustavo. Os interessados devem ler atentamente os editais e se organizarem com antecedência para realizar a inscrição, já que a documentação exigida demanda tempo para ser levantada. Caso tenham dificuldade de acesso à internet, os artistas podem utilizar os computadores da Biblioteca Municipal de São Pedro da Aldeia.
Com o encerramento das inscrições, os projetos selecionados poderão contribuir para o desenvolvimento artístico e cultural da cidade, promovendo a diversidade e valorizando os talentos locais. A Lei Paulo Gustavo, que autoriza o repasse de recursos para a cultura, é uma importante ferramenta de incentivo e apoio aos artistas e agentes culturais da região.