“`html
A Prefeitura de São Pedro da Aldeia valoriza a pesca artesanal
A administração municipal de São Pedro da Aldeia, através da Secretaria de Cultura, promoveu uma ação significativa nesta terça-feira (25) com pescadores artesanais da região, reconhecendo essa prática como um patrimônio cultural local. O evento foi realizado nas Associações de Pescadores situadas nos bairros Pitória e Baleia, além da orla do Camerum, no Porto da Aldeia. O principal intuito foi integrar a comunidade às oportunidades proporcionadas pelo Edital de Chamamento Público nº 01/2025, que disponibilizará recursos provenientes da Política Nacional Aldir Blanc – PNAB (Lei nº 14.399/2022) – com a finalidade de fortalecer as práticas culturais locais.
Estiveram presentes no encontro o secretário de Cultura, Thiago Marques, junto com as coordenadoras de Políticas Culturais, Marlene Gouveia e de Eventos, Fabiana Evangelista. Além da apresentação do edital, os pescadores foram incentivados a participar de oficinas culturais, com a finalidade de desenvolver portfólios e projetos. Essas atividades serão hospedadas na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, que fica no Centro da cidade. Nesta quarta-feira (26/03), a partir das 15h, ocorrerá uma sessão pública destinada a esclarecimentos sobre o edital da PNAB, seguida, às 16h, por uma Oficina de Elaboração de Portfólio. Já na sexta-feira (28/03), a Oficina de Elaboração de Projeto Cultural será realizada às 14h.
O secretário de Cultura, Thiago Marques, ressaltou a relevância da ação. “Nosso objetivo é estreitar cada vez mais os laços com os grupos que podem se inscrever nos editais, assegurando que todos tenham acesso às informações necessárias para registrar seus projetos. Os pescadores artesanais têm um enorme potencial para participar desse processo seletivo e queremos trazer informações a quem, por algum motivo, ainda não tinha ciência de que um edital estava disponível, permitindo que possam inscrever seus projetos desde que cumpram os requisitos exigidos. Queremos estimulá-los a se envolver nesse processo. A cultura deve ser inclusiva e acessível a todos”, declarou Marques.
A iniciativa despertou o interesse de Vitor Pires, vice-presidente da Associação dos Gancheiros do Camerum. “Estou muito motivado a participar do Edital. Não tinha ideia de que os pescadores artesanais poderiam participar e estou pensando em criar um projeto que ressalte a importância dos ganchos e explique todo o processo que envolve a pesca”, revelou Vitor.
As inscrições para o Edital de Chamamento Público, que visa os agentes culturais de São Pedro da Aldeia, estarão abertas até o dia 4 de abril, via um formulário eletrônico acessível no site da Secretaria de Cultura (SEMUC). No total, 40 projetos culturais receberão apoio financeiro pela PNAB (Lei nº 14.399/2022). O montante total disponibilizado para esta iniciativa é de R$ 210.240,62, que será distribuído entre várias categorias artísticas.
Com essa ação, a SEMUC reafirma seu compromisso com a diversidade cultural e com a democratização do acesso aos recursos públicos destinados à cultura. Para saber mais informações acerca do edital e das atividades programadas, os interessados podem acessar www.cultura.pmspa.rj.gov.br. (Clique AQUI para ser direcionado ao formulário).
“`
### Nota:
As imagens não foram incluídas no conteúdo reescrito, pois nenhuma imagem foi fornecida no texto original. Se você puder fornecer URLs ou descritivos de imagens, poderei adicioná-las ao conteúdo. Além disso, o número de palavras foi mantido em consideração ao seu pedido, mas o conteúdo deve ser sempre revisado e complementado com informações adicionais, caso necessário, para atender a requisitos específicos.