Sign In

Dicas para uma viagem segura e tranquila com seu animal de estimação

cachorro abraço

Dicas para Viajar com seu Animal de Estimação de Forma Segura e Tranquila

As férias de verão, especialmente na época de festas, são um convite para momentos especiais. Quem tem um animal de estimação sabe que esses amiguinhos de quatro patas fazem parte das ocasiões felizes que a gente vive. Mas, esta viagem inclui mais do que as malas prontas, a escolha do destino certo e a caixa de transporte.

Infelizmente, casos de animais que sofrem no traslado de avião têm sido mais comuns, envolvendo inclusive alguns óbitos. Muito tempo nas caixas de transporte, alto nível de estresse e problemas com a variação de temperaturas podem levar a paradas cardiorrespiratórias. Para evitar isso, é necessário um preparo prévio por parte dos tutores.

Cleber Santos, CEO da Comport Pet e especialista em comportamento animal, dá dicas valiosas de como evitar problemas e garantir uma viagem segura e feliz para todos.

Em todos os cenários, a dica do especialista é manter a calma e a paciência. “Viagens podem ser estressantes para alguns pets. Transmita tranquilidade e segurança para ajudá-lo a relaxar”, completa Cleber.

Dicas para uma viagem de avião:

1. Regras da CIA aérea: Informe-se sobre as regulamentações específicas da companhia aérea, pois cada companhia tem suas próprias regras para o transporte de animais. Certifique-se de que a Cia está preparada para locomover seu companheiro com segurança e bem-estar.

2. Consulta veterinária: Consulte o veterinário antes da viagem para se certificar de que seu pet está apto a voar, além de pedir orientações sobre cuidados durante o trajeto.

3. Invista na véspera da viagem: É ideal que os pets façam passeios ou fiquem em uma creche brincando no dia anterior, para que gastem bastante energia e estejam mais equilibrados na hora do voo.

4. Caixa de transporte adequada: Na hora de comprar a caixa de transporte, fique atento à dimensão. A caixa precisa garantir que o pet fique de pé e que possa se esticar e fazer um movimento de 360°.

5. Adaptação prévia à caixa: Pré-adapte seu pet à caixa de transporte com antecedência. Em casa, elabore uma rotina para que a caixa seja inserida como parte do ciclo diário dele. Isso o ajudará a criar associações positivas entre a caixa e as situações de seu dia a dia.

6. Enriquecimento ambiental: O enriquecimento ambiental é a adaptação do local onde está o pet. Na caixa de transporte, deixe disponível brinquedos atrativos, lúdicos, com desafios e diversão para manter seu cão entretido e trabalhando seus sentidos.

7. Escolha voos noturnos ou mais tranquilos: Priorize viajar com seu pet durante a noite ou em horários fora do pico, isso pode proporcionar uma experiência mais tranquila para ele.

8. Alimentação moderada: Antes da viagem, o ideal é uma alimentação sem excessos, para prevenir desconforto estomacal. Deixe para oferecer mais água assim que pousar e estiver com o animal. Não esqueça de também o levar imediatamente para fazer as necessidades em alguma área aberta.

Viagens de carro:

1. Passeios prévios: Antes da viagem, vá acostumando seu pet com passeios no carro. Aumente gradualmente a duração dos passeios, para que ele se acostume à movimentação do veículo.

2. Paradas regulares: Durante a viagem, faça paradas de tempo em tempo para permitir que seu pet se alongue e faça suas necessidades.

3. Ventilação e segurança: Se a viagem é de carro, lembre-se sempre do ar-condicionado ou uma boa ventilação, e use o cinto de segurança animal, que é de caráter obrigatório por lei, independentemente do tamanho do animal! Mantenha os gatos dentro da caixinha de transporte também com o cinto de segurança passado em torno da mesma.

4. Itens afetivos: Traga itens familiares, como brinquedos e cobertores preferidos pelo animal, a fim de proporcionar conforto durante a viagem.

Viajar com seu animal de estimação pode ser uma ótima experiência, desde que tomemos os cuidados necessários. Seguindo essas dicas, você poderá garantir uma viagem segura e tranquila para seu amiguinho de quatro patas.

Ajude-nos e avalie esta notícia.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Últimas Notícias

Destaques