Dicas para começar a cultivar plantas na varanda
Plantar e colher as próprias ervas aromáticas traz mais sabor e frescor a uma simples refeição feita em casa. Cultivá-las é uma prática que pode ser colocada em prática de forma mais fácil do que muitos imaginam. Isso não significa que não haja desafios. Quem decide realizar plantios na varanda de casa deve levar em consideração alguns aspectos, tais como espaço, luz, quantidade de tempo e energia disponível. Abaixo você encontra dicas do que é preciso saber antes de começar!
Escolha plantas que combinem com a exposição solar
As pessoas tendem a superestimar quantas horas de sol direto um espaço recebe. Isto é particularmente verdadeiro em uma varanda porque os edifícios ou paredes podem obstruir o sol em certas partes do espaço. Você precisa avaliar com precisão quantas horas de sol direto recebe cada local onde deseja cultivar.
Para fazer isso, você terá que cronometrar metodicamente com um relógio, entendendo inclusive a variação entre as estações do ano.
Considere um jardim “suculento”
As suculentas se apresentam em vários tamanhos, formatos, cores e variedades – e podem ser mais fáceis de cuidar. Elas são uma ótima opção para uma varanda que recebe muito sol e calor do verão. A maioria das suculentas cultivadas em recipientes são muito tolerantes à seca e não são muito incomodadas pelo vento. Como podem ter folhas grandes ou pequenas, hábitos verticais ou rasteiros, as possibilidades de design são quase infinitas.
Algumas suculentas florescem no final do verão e no outono, enquanto outras florescem na primavera ou mesmo nos meses de inverno. Ao escolher plantas suculentas, certifique-se de que sejam adequadas à sua zona de cultivo.
Preste atenção ao calor
Mais uma vez, varandas e telhados podem ficar extremamente quentes. Nem todas as plantas prosperam em calor extremo, por isso é melhor levar isso em consideração ao planejar o que cultivar. Por exemplo, a alface não tolera calor extremo. Por outro lado, plantas que gostam de calor ficarão em êxtase, embora possam não desfrutar do sol direto.
Faça um plano para lidar com o vento
Mais uma vez, é preciso entender a planta. É tudo uma questão de escolher as plantas que se adaptam ao seu ambiente ou, até certo ponto, modificar o seu espaço para expandir as possibilidades. Existem maneiras de criar quebra-ventos para proteger as plantas mais frágeis, plantando plantas maiores que sejam tolerantes ao vento na frente das plantas mais tenras. Você também pode colocar plantas que não gostam de vento em vasos baixos perto do chão para dar mais proteção.
Além do posicionamento estratégico, existem diferentes métodos que você pode usar para proteger as plantas do vento. Usar telas (como persianas de bambu) que podem ser movidas ou ajustadas pode ajudar a criar uma barreira contra o vento. Você também pode tentar usar estacas ou pequenas treliças em seus vasos para ajudar a estabilizar as plantas.
Outra consideração é que o vento seca as plantas incrivelmente rápido, então se sua área estiver com muito vento, você terá que compensar isso instalando um sistema de irrigação por gotejamento, obtendo vasos com auto-irrigação ou regando suas plantas com frequência – às vezes várias vezes ao dia.
Comece devagar
A melhor ideia, se você está apenas começando, é começar devagar. Veja se você gosta de jardinagem e veja quanto tempo deseja dedicar e o quanto você está atento às suas plantas. Você sempre pode comprar mais plantas, mas se começar devagar, poderá ter uma ideia do que funciona e do que não funciona no seu espaço antes de assumir um compromisso muito grande.
Escolha as culturas com cuidado
Dado o espaço limitado de uma varanda com jardim, você deseja fazer boas escolhas sobre o que irá cultivar. Você quer apenas plantas com flores? Você quer árvores pequenas? Verifique os hábitos de cultivo para ter certeza de que terá espaço suficiente à medida que as plantas crescem.
Experimente plantas comestíveis na sua varanda
Talvez você queira cultivar um jardim comestível na varanda. Uma horta pode ser linda e saborosa, cujos frutos superam em muito qualquer coisa que você possa comprar no supermercado. Lembre-se de que você precisa de pleno sol (seis a oito horas de luz solar direta) para cultivar muitos vegetais, especialmente tomates e pimentões.
No entanto, você pode cultivar muitas verduras com muito menos sol. Alface e couve crescem muito rapidamente a partir da semente e você pode plantar várias safras por temporada.
Cultive ervas aromáticas
Um jardim de ervas na varanda é uma boa opção se você tiver pelo menos três ou quatro horas de sol. A maioria das ervas é muito fácil de cultivar a partir de sementes. Experimente cultivar manjericão, tomilho, alecrim e salsinha.
Árvores na varanda
Se você recebe muito sol em sua varanda, considere cultivar árvores frutíferas em vasos. Aqui você aprende a cultivar jabuticaba.
Cultive vinhas com flores coloridas
Existem várias vinhas floridas que não crescem muito e são uma boa escolha para uma varanda. Eles precisarão de estacas ou algum tipo de treliça para subir. Uma opção similar são as plantas trepadeiras, que também embelezam a varanda e são fáceis de cuidar.
Mantendo a limpeza
Jardinar pode ser um hobby “sujo”, e é por isso que algumas pessoas gostam dele: o cheiro da terra e sujar as mãos podem ser muito gratificantes. Mas talvez você não queira que o chão da sua varanda fique coberto de terra.
Ter bandejas embaixo dos recipientes não é bom apenas para retenção de umidade ou drenagem, mas ajuda a manter tudo limpinho. Tapetes pequenos e fáceis de cuidar podem ser uma forma de ajudar a conter a sujeira e restos de plantas, mas tome cuidado para não sacudi-los na varanda dos vizinhos de baixo e arrumar uma encrenca.
Como você cultivará dentro de vasos, provavelmente só precisará de ferramentas manuais. Use uma cesta ou bolsa de ferramentas para mantê-los organizados, ou talvez uma pequena mesa de vasos com gavetas ou prateleiras. Proteja suas ferramentas de metal das intempéries para que não enferrujem.
Com essas dicas, você está pronto para começar a cultivar plantas na sua varanda e desfrutar dos benefícios de ter um pedacinho da natureza em casa. Lembre-se de regar com frequência, adubar quando necessário e ficar atento às necessidades de cada espécie. Boa jardinagem!