De acordo com uma pesquisa realizada pelo SAS Institute, 80% dos brasileiros afirmam ter sido vítimas de fraudes pelo menos uma vez. Mais da metade dessas pessoas (52%) sofreram esse tipo de crime mais de uma vez. Durante a pandemia de Covid-19, uma onda de sites fraudulentos proliferou e continua se fortalecendo até hoje.
Para evitar cair em golpes e fraudes, os consumidores podem ficar atentos a alguns elementos dos sites que indicam se eles são oficiais ou falsos, de acordo com Thiago Bertacchini, executivo sênior de Desenvolvimento de Negócios da Nethone. Confira abaixo as cinco dicas para prestar atenção e evitar golpes ao cair em sites fraudulentos:
1. Atenção à URL da página: Uma maneira simples de identificar se um site é fraudulento é verificar se a URL começa com “HTTPS”. Isso indica que a página utiliza criptografia SSL e dispõe de proteção de dados. Além disso, é importante ficar atento a alterações na grafia do nome do site, como por exemplo substituir letras por números.
2. Imagens pixelizadas ou gramática incorreta: Em sites fraudulentos, muitas vezes a semelhança com o site oficial está apenas no design, mas não no conteúdo. É importante ficar atento a inconsistências no logotipo, imagens dos produtos em baixa resolução e erros de português. Esses detalhes indicam que os arquivos foram retirados de outros sites por meio de capturas de tela ou downloads.
3. Preços ou ofertas absurdas: Uma forma de fisgar o consumidor é oferecer produtos e serviços por preços muito abaixo do mercado. É importante verificar se existem feedbacks de outros compradores sobre o site antes de realizar uma compra. Golpistas podem receber o valor da transação, mas entregar ao cliente produtos de qualidade inferior.
4. Poucas formas de contato e transações por pix: Sites fraudulentos muitas vezes possuem poucas formas de contato, como apenas um formulário de preenchimento. Antes de realizar uma compra, é importante conferir se o site possui telefone ou e-mail de contato. Além disso, a ausência de métodos tradicionais de pagamento, como cartão de crédito e débito, e a opção de pagamento apenas por pix são sinais de alerta de um site fraudulento.
5. Links encurtados ou bagunçados: Golpistas podem usar links maliciosos para obter dados do consumidor. Geralmente, esses links são curtos ou possuem muitas informações, como caracteres aleatórios e letras desconexas. Os links verdadeiros costumam ser limpos, sem arquivos anexados e não são enviados em caixas de spam.
É importante seguir essas dicas para se proteger de golpes e fraudes enquanto navega na internet. A atenção e o cuidado na hora de fazer compras online podem evitar transtornos e prejuízos financeiros.