“`html
Descarte correto dos enfeites natalinos: uma necessidade ambiental
As festividades de final de ano são celebradas com a troca de presentes e uma decoração natalina que traz uma quantidade considerável de resíduos. Itens como papéis para presente, caixas, laços e plásticos costumam ser descartados após as festividades. Segundo a tradição da Igreja Católica, o Dia de Reis, que ocorre em 6 de janeiro, marca o fechamento das celebrações do Natal, assim como o momento de desmontar a árvore e retirar outros adornos decorativos.
Embora muitos enfeites natalinos sejam guardados e reutilizados no ano seguinte, um grande número deles acaba sendo descartado, principalmente quando estão quebrados. Entre os itens frequentemente descartados, encontram-se árvores de Natal de plástico, enfeites de vidro, pisca-piscas, estrelas, guirlandas e outros objetos feitos de diversos materiais. Diante deste cenário, surge a dúvida: qual a melhor maneira de descartar esses itens de forma adequada?
É fundamental estar atento ao descarte responsável desses itens, pois a destinação inadequada pode prejudicar o meio ambiente e aumentar o risco de acidentes entre os trabalhadores da coleta de resíduos, que podem se ferir com fragmentos de materiais cortantes, como o vidro. Portanto, para objetos que possam causar ferimentos, como peças com arestas, é indicado embalar essas partes em caixas de papelão ou em garrafas plásticas vazias antes do descarte.
Com o intuito de promover a sustentabilidade e suportar a economia circular, o Instituto Nacional da Reciclagem sugere algumas orientações:
- Segregue plásticos, papéis, vidros e metais em categorias distintas para facilitar o processo de reciclagem.
- Dobrar e compactar papéis e caixas pode ajudar a maximizar o espaço em lixeiras e facilitar o transporte para as unidades de reciclagem.
- É importante lavar garrafas, latas e potes que contêm restos de alimentos ou bebidas antes de descartá-los.
As árvores de Natal feitas de materiais sintéticos devem ser desmontadas adequadamente, removendo fitas e decorações, para que cooperativas possam reciclar os plásticos. Já as árvores naturais são tratadas como resíduos de poda ou jardinagem e precisam ser cortadas, sendo colocadas em sacos de lixo específicos, com capacidade de até 200 litros, para serem dispostas na coleta regular.
Em relação às luzes de Natal, como os piscas-piscas, é aconselhável tratar o descarte de maneira semelhante ao procedimento para lâmpadas que não são mais utilizadas: deve-se entrar em contato com o fabricante e buscar informações sobre os pontos adequados de coleta.
Para evitar todo o trabalho envolvido no descarte, sempre que possível, prefira o uso de materiais recicláveis. Ao escolher papéis, sacolas e fitas, opte por produtos que tenham certificação de origem reciclada ou que sejam recicláveis. Além disso, o reaproveitamento de laços, fitas, sacolas e caixas que estejam em boa condição pode ser uma excelente alternativa, postergando o descarte dos enfeites até que seja realmente necessário.
“`