Descubra como acabar com enjoo ao utilizar smartphone no veículo

Mulher usando o celular via Michael Pointner/Unsplash

Enjoo em viagens é algo bastante comum e desagradável. E usar o celular durante um passeio de carro pode aumentar esses sintomas. Por isso, é importante conhecer algumas dicas para evitar o enjoo no carro enquanto usa o celular.

O enjoo em viagens de carro é causado por uma confusão sensorial. Quando estamos em movimento dentro de um veículo, nossos olhos e ouvidos internos recebem informações conflitantes sobre o movimento ao nosso redor. Enquanto os olhos indicam ao cérebro que o ambiente está parado, os órgãos responsáveis pelo equilíbrio dizem o contrário.

Para evitar passar mal ou diminuir os efeitos do enjoo quando estiver usando o celular no carro, siga as dicas a seguir:

1. Sente-se no banco da frente: Como as rodas dianteiras de um carro são responsáveis pela direção, sentar-se no banco da frente tende a reduzir o enjoo. Isso ocorre porque você sente menos força em uma curva acentuada do que sentiria na parte de trás, que fica mais distante das rodas giratórias.

2. Ouça música: Ouvir música é uma ótima maneira de não se preocupar com o enjoo no carro e começar a se sentir mais confortável durante a viagem. Dê preferência para dispositivos com fones de ouvido e evite o uso do rádio do carro. Os fones de ouvido oferecem um som estéreo equilibrado, o que pode ajudar a recuperar o senso de equilíbrio.

3. Mantenha-se hidratado: Muitos dos sintomas do enjoo no carro podem ser agravados pela desidratação. Beba bastante água antes de viajar e certifique-se de não ficar desidratado enquanto estiver na estrada. Evite outros líquidos, como refrigerantes, cafeína, bebidas à base de leite e álcool, pois eles podem piorar o enjoo no carro.

4. Tome algum tipo de remédio: Prevenir o enjoo em viagens é mais eficaz do que tentar tratar os sintomas durante o percurso. Os comprimidos para enjoo estão disponíveis sem receita médica e alguns são formulados especificamente para proporcionar alívio em viagens de carro, barco, avião ou ônibus. Os anti-histamínicos também podem ajudar.

5. Use óculos para enjoo: Existem óculos especiais que podem ajudar a reduzir ou prevenir os sintomas do enjoo durante viagens. Esses óculos possuem aros circulares preenchidos com líquidos coloridos, que se movem junto com o movimento do veículo. Essa movimentação cria um horizonte artificial no campo de visão, equilibrando as informações que o cérebro recebe e ajudando a eliminar a incompatibilidade sensorial.

É importante seguir essas dicas para evitar o enjoo no carro durante o uso do celular. Lembre-se de sempre buscar orientações médicas caso os sintomas persistam ou sejam muito intensos. Cuide da sua saúde e aproveite suas viagens com mais conforto!

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Felipe Rabello

Felipe Rabello

Felipe é um dos editores do Guia Região dos Lagos.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]