Sign In

Desafio mostra alimentos que colaboram para a recuperação da natureza

alimentos natureza

Inovações em Produtos Alimentícios Através da Economia Circular

Após um período de um ano e meio focado em aprendizado e inovações significativas, os produtos criados no âmbito do Desafio ‘O Grande Redesenho de Alimentos’, iniciativa liderada pela Fundação Ellen MacArthur em colaboração com o Sustainable Food Trust, foram oficialmente revelados em um evento que aconteceu no dia 30 de janeiro, em São Paulo. O desafio convidou organizações de diferentes partes do mundo para desenvolver ou repensar produtos alimentícios com base nos conceitos da economia circular, tendo como objetivo a regeneração da natureza. No total, foram criados 141 produtos por 57 empresas atuantes em 12 países distintos.

Inovações em alimentos sustentáveis
Onze empresas brasileiras participaram do desafio final. | Foto: Fundação Ellen MacArthur

No Brasil, um grupo de 11 empresas aceitou o desafio e avançou para a fase conclusiva: Amazônia Agroflorestal, Amazonika Mundi, Bebajapí Bebidas Fermentadas, Cuíca, Horta da Terra, Mahta, Nude, Nutricandies, Puravida, Santa Food e Viva Regenera. As inovações apresentadas incluem um cereal proteico desenvolvido a partir da biomassa da aveia; um blend de proteína em pó que utiliza ingredientes da floresta amazônica, como o cogumelo Yanomami e a castanha-do-Brasil; um creme adoçante à base de mel de cacau; pão de mel recheado com doce elaborado a partir da biomassa de banana verde, entre outros produtos inovadores.

Os itens desenvolvidos sob a égide deste desafio foram concebidos com base no modelo de design circular de alimentos, que propõe diretrizes para a seleção de ingredientes, fornecimento e embalagem, garantindo que o resultado final proporcione benefícios à natureza. O modelo sugere priorizar a diversidade de ingredientes, a utilização de coprodutos alimentares e a escolha de componentes que causem menor impacto ambiental, sendo a maioria deles cultivados por meio de práticas que regeneram a natureza. Além disso, as embalagens dos produtos devem seguir os princípios da economia circular, evitando a geração de resíduos e poluição, utilizando materiais que sejam passíveis de circular na prática e em larga escala.

“O Desafio ‘O Grande Redesenho de Alimentos’ demonstrou que é viável desenvolver produtos que priorizam resultados positivos para a natureza. Isso é essencial para provocar uma alteração no nosso sistema alimentar contemporâneo, para que ele deixe de ser um dos grandes responsáveis pelas mudanças climáticas e pela perda de biodiversidade, passando a ser parte da solução para esses problemas”, declarou Luisa Santiago, diretora executiva da Fundação Ellen MacArthur na América Latina. “Essa trajetória de inovação também serve como um convite às demais empresas de alimentos para repensarem seus portfólios com base no design circular de alimentos”, completou.

Exemplo de produtos circularizados
Os produtos foram desenvolvidos com foco em sustentabilidade e design circular. | Foto: Mahta | Divulgação

O Desafio nasceu com a intenção de demonstrar como a reformulação de produtos poderia ser realizada na prática. O processo foi dividido em três fases. Na etapa inicial, dedicada ao design, as empresas participantes puderam participar de uma série de webinars com especialistas em economia circular para aprender sobre o design circular de alimentos e formular os conceitos de seus produtos. As ideias que se adequaram aos critérios do desafio avançaram para a segunda fase, que tratou da produção, durante a qual as empresas desenvolveram completamente seus produtos. Durante essa etapa, 19 startups e PMEs receberam um total de £570.000 (cerca de R$4.101.725), com cada uma recebendo £30.000 (aproximadamente R$215.880) para auxiliar na execução de suas propostas de produtos, com destaque para quatro empresas brasileiras: Bebajapi Bebidas Fermentadas, Horta da Terra, Mahta e Nutricandies.

Cacau Ativado da Floresta, inovação em alimentos
Cacau Ativado da Floresta: um exemplo de inovação no início do projeto. | Foto: Viva Regenera

Para Santiago, “as empresas se encontravam em diferentes níveis de desenvolvimento de seus produtos; algumas já possuíam uma abordagem avançada na escolha de ingredientes e fornecedores, enquanto outras iniciaram do zero. Esse subsídio foi essencial para concretizar essas boas ideias.”

Apoio de Redes Varejistas

A fase de produção também contou com a colaboração ativa do Grupo Carrefour Brasil, um dos principais apoiadores do Desafio no varejo. Através de orientações personalizadas, a empresa contribuiu com seu conhecimento e experiência no setor para auxiliar os participantes a desenvolverem opções que fossem não apenas viáveis, mas também acessíveis e que promovem a conscientização do consumidor.

“Temos papel fundamental como intermediários entre os produtores e nossos consumidores em todo o Brasil. Nossa missão é contribuir com inovações e novas práticas de produção e consumo. O que realmente nos motiva é colaborar com toda a cadeia produtiva até o consumidor final, oferecendo produtos que tenham qualidade e responsabilidade socioambiental a preços acessíveis”, ressaltou Susy Yoshimura, diretora sênior de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil.

Evento do Desafio, imagem da apresentação de produtos
Imagem do evento de apresentação do desafio. | Foto: Fundação Ellen MacArthur

A fase de apresentação, que teve início no dia 30 de janeiro, está mostrando ao público final os produtos desenvolvidos, que já começam a ser disponibilizados em diversos países. Os parceiros varejistas, além do Grupo Carrefour Brasil, incluem Quitanda, Casa Rica, Waitrose, Abel & Cole e Fortnum & Mason, que escolherão alguns dos produtos do Desafio para estarem disponíveis em suas gôndolas. Os consumidores poderão identificar essas inovações com o selo “Aliado da Natureza”.

O post Desafio revela alimentos que ajudam a regenerar a natureza foi originalmente publicado no site CicloVivo.

Ajude-nos e avalie esta notícia.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Últimas Notícias

Destaques