“`html

Miguel e Elena formam um casal que vive um intenso romance, similar ao conceito de amor à primeira vista. No entanto, a vida de Miguel, que trabalha como pescador, é drasticamente afetada pelo aquecimento das águas oceânicas. Ele se vê forçado a se aventurar cada vez mais longe para conseguir pescar, a ponto de desaparecer por longos períodos. Com o coração partido, Elena acaba encontrando consolo nos braços de Ernesto, o melhor amigo de Miguel. Porém, quando tudo parecia encaminhar-se para a felicidade, Miguel faz seu retorno inesperado de uma viagem prolongada.
Esse enredo poderia facilmente fazer parte de uma novela mexicana. Mas, na verdade, reflete uma realidade alarmante que afeta os albatrozes de sobrancelha negra, conhecidos pela sua lealdade incomum. Espécies de aves que mantêm relacionamentos duradouros por mais de cinco décadas estão, pela primeira vez na história, se separando devido à crise climática. O aumento das temperaturas nos oceanos os obriga a se afastar cada vez mais em busca de alimento, fazendo com que não consigam se encontrar na época de reprodução e levando-os a procurar novos parceiros.
Esses acontecimentos inspiraram a criação de “Muy Caliente”, a primeira ‘novela mexicana’ desenvolvida pelo WWF-Brasil em colaboração com a agência AlmapBBDO. A iniciativa utiliza humor e criatividade para conscientizar as pessoas sobre os efeitos das mudanças climáticas na degradação ambiental. Com um total de três episódios, o primeiro já está disponível nas plataformas sociais do WWF-Brasil. Além de conscientizar, a ação visa reunir doações para fortalecer os esforços da organização com foco na conservação marinha.
Assista ao primeiro episódio da novela:
“Uma de nossas missões é mitigar os efeitos das mudanças climáticas na biodiversidade marinha. Para isso, conduzimos ações como a conservação de recifes de corais, a criação de áreas marinhas protegidas e a participação em políticas públicas que são fundamentais para a sobrevivência dos ecossistemas marinhos e para o nosso futuro. Além de “Muy Caliente”, o WWF-Brasil desenvolve diversos projetos voltados à proteção dos oceanos”, afirma Marina Corrêa, analista de conservação e líder de oceanos da instituição.
“A trama se inspira nos clássicos das novelas mexicanas, trazendo elementos de produções como A Usurpadora e Llamas da Pasión, que eram populares em emissoras brasileiras. Ainda assim, conta de forma precisa como as alterações climáticas impactam a vida no mar. Um roteiro elaborado com a colaboração de uma bióloga nos permitiu abordar, de uma maneira lúdica e envolvente, as dificuldades enfrentadas por esses seres. A produção inclui marionetes elaboradas, cenários artesanais e um carinho excepcional na execução, com o intuito de informar sobre temas climáticos que saturaram o nosso cotidiano”, comenta Cake Llaguno, redator criativo da AlmapBBDO.
A produção foi realizada pela Vetor Zero Lobo e dirigida por Gabriel Nóbrega, com a sonorização, trilha e efeitos sonoros da PUNCH Audio.
Albatrozes: os guardiões do oceano
Os albatrozes desempenham um papel crucial na saúde dos oceanos e na preservação da biodiversidade marinha. Eles são conhecidos por sua habilidade em realizar longas migrações e viagens extensivas em busca de alimento, como contornar o continente antártico, por exemplo. Essas avesmarinhas, além de serem criaturas impressionantes, atuam como sentinelas dos ecosistemas oceânicos. Sua movimentação pelos mares é um indicativo da saúde dos ambientes marinhos, mas atualmente, possuem vários desafios à frente.

O divórcio entre os albatrozes é um sinal de alerta sobre os impactos das mudanças climáticas na biodiversidade marinha. Os desafios enfrentados se estendem além dessas aves: o aumento da temperatura dos oceanos também desencadeia fenômenos como o branqueamento de corais, comprometendo habitats e gerando uma reação em cadeia que afeta até 25% da biodiversidade marinha. Além disso, comunidades e cidades litorâneas enfrentam tempestades mais intensas, aumento do nível do mar e a perda de suas fontes de subsistência, como a pesca e o turismo. A proteção dos oceanos é vital para a vida — tanto deles quanto a nossa.
A crise climática representa uma ameaça real à diversidade marinha e à nossa existência — é o momento de agir. Para auxiliar o WWF-Brasil em iniciativas de conservação de espécies marinhas e na proteção dos oceanos, acesse: doe.wwf.org.br/oceanos
- Realização: WWF-Brasil
- Produção: Vetor Zero Lobo
- Direção: Gabriel Nóbrega
- Áudio, trilha e sonoplastia: PUNCH Audio
- Agência: AlmapBBDO
“`