“`html
Monitoramento de Funcionários: Um Tema em Debate
A vigilância dos trabalhadores por parte das organizações já é uma prática bem conhecida, especialmente quando se refere à avaliação do desempenho de colaboradores que atuam em regime remoto. Diversos métodos, como softwares, spywares e outras ferramentas, possibilitam que os gestores acompanhem as atividades realizadas nos computadores, incluindo o tempo em que foi ligado, os sites acessados, os cliques no teclado e no mouse, além dos e-mails enviados.
Esses softwares possuem a funcionalidade de capturar imagens e vídeos através da câmera das estações de trabalho. Essa situação gera preocupações consideráveis entre os empregados. Se você suspeita que sua organização possa estar monitorando suas atividades no PC, continue lendo para descobrir algumas estratégias que podem auxiliá-lo a verificar isso.
É permitido monitorar os funcionários no Brasil?
No Brasil, não existe uma legislação específica que trate do monitoramento de colaboradores. Entretanto, segundo uma advogada especialista em direito do trabalho, o controle sobre trabalhadores em home office é permitido, desde que os detalhes sobre essa vigilância estejam claramente expressos no contrato de trabalho.
É importante frisar que há ressalvas quando se trata da gravação de vídeos e áudios no ambiente doméstico do funcionário que trabalha remotamente, pois isso pode violar sua privacidade, conforme previsto na Constituição Federal. O Código Civil brasileiro define que as empresas são responsáveis pelas atividades realizadas por seus colaboradores enquanto estes utilizam os dispositivos e conexões fornecidos pela organização. Dessa forma, a entidade pode ser responsabilizada e sofrer sanções caso um funcionário cometa um crime utilizando suas ferramentas.
Uma advogada trabalhista comentou que, se um funcionário acessar conteúdos inapropriados utilizando equipamentos da empresa, ele pode ser demitido por justa causa, sendo que a empresa precisaria do histórico de navegação como evidência durante a auditoria.
No entanto, essas regras se aplicam apenas aos dispositivos fornecidos pela empresa. Se a organização acessar e-mails ou equipamentos particulares do funcionário, estará infringindo sua privacidade.
Dicas para descobrir se sua empresa está monitorando você pelo PC
Embora existam diversas formas para um empregador vigiar as atividades em seu computador, também existem várias maneiras que você pode empregar para averiguar se está sendo monitorado por sua organização. Confira as orientações abaixo!
Analise seus aplicativos e extensões
Revise todos os aplicativos instalados em seu computador e procure por aqueles que você não reconhece. Preste atenção especial nos aplicativos que solicitam atualizações frequentes. Além disso, investigue os aplicativos que você considerar suspeitos, pois as descrições geralmente indicam quais funcionalidades eles possuem. Examine também as extensões do seu navegador, visto que muitas delas podem ser ferramentas de segurança utilizadas pela empresa, mas podem também rastrear as ações do usuário.
Verifique a presença de softwares de monitoramento
É possível confirmar a existência de um software de monitoramento em seu computador. Se você possui Windows, acesse ‘Configurações’, clique em ‘Contas’ e depois em ‘Acessar trabalho ou escola’. Para usuários de Mac, vá até ‘Privacidade e Segurança’ e, em seguida, clique em ‘Perfis’.

Outra forma de verificar a instalação de um software de monitoramento é examinar os processos que estão sendo executados em segundo plano. No Windows, use o gerenciador de tarefas acessando as teclas Ctrl + Alt + Delete. Para usuários de Mac, clique em ‘Utilitários’ dentro da pasta de aplicativos e consulte a lista completa dos aplicativos; se você encontrar algo desconhecido, pesquise seu nome no Google para mais informações.
Verifique configurações de compartilhamento remoto
Se essas configurações estiverem ativas, é possível que seu empregador tenha acesso remoto ao seu dispositivo, o que poderia permitir o controle do microfone e da câmera do computador. Para usuários de Windows, clique em ‘Configurações’ e depois em ‘Sistema’, enquanto os usuários de Mac devem acessar ‘Configurações do Sistema’, clicar em ‘Geral’ e, finalmente, escolher ‘Compartilhamento’.

Confirme que você é o administrador do seu computador
A especialista em direitos digitais comentou que se você perceber solicitações de login como administrador ao iniciar seu PC ou ao tentar instalar um aplicativo, isso pode ser um sinal de que sua empresa tem controle sobre o dispositivo.
Fique atento a mudanças na configuração da internet
Um método comum de espionagem por meio de spyware implica a adição de novas barras de ferramentas, alteração da página inicial do navegador e troca dos motores de busca. Fique atento a alterações não autorizadas que possam dificultar o acesso a sites seguros.
“`