Como resolver problema com o touchpad? Confira solução

Touchpad via Clay Banks/Unsplash

O touchpad é um componente essencial na maioria dos notebooks, substituindo o mouse tradicional e permitindo que os usuários controlem o cursor na tela através de movimentos dos dedos. No entanto, quando o touchpad para de funcionar, pode ser uma fonte de estresse para os usuários, especialmente aqueles que dependem principalmente dele para utilizar as funções do computador.

Existem várias razões pelas quais um touchpad pode parar de funcionar, mas felizmente, a maioria dos problemas têm soluções simples. Se você está enfrentando esse problema, aqui estão algumas dicas para tentar resolver o problema e fazer com que o touchpad volte a funcionar corretamente.

Antes de mais nada, caso perceba que o touchpad não está funcionando, verifique se todo o computador não está travado. Às vezes, pode acontecer de o computador travar completamente, fazendo com que tanto o teclado quanto o touchpad não respondam. Nesse caso, uma solução simples é forçar o reinício do computador, pressionando e segurando o botão liga/desliga até que a tela seja reiniciada. Ao reiniciar o computador, é provável que o touchpad volte a funcionar normalmente.

Se o problema persistir e realmente estiver relacionado ao touchpad, não se preocupe, pois há várias soluções possíveis. As dicas a seguir são voltadas principalmente para usuários do sistema operacional Windows, mas também podem ser úteis para usuários de Mac, Chromebook ou outros tipos de notebooks.

Primeiro, verifique se o touchpad não foi desativado pela tecla de função. Muitos notebooks possuem uma combinação de teclas de função que permite ativar e desativar o touchpad. Essa combinação pode ser acionada acidentalmente, especialmente se você estiver tentando acessar outras teclas de função próximas. Procure pelo ícone de touchpad na linha de teclas de função do teclado (geralmente localizado nas teclas F1, F2, F3, etc.). Caso encontre essa tecla, tente pressionar a tecla de função (Fn) juntamente com essa tecla para ativar o touchpad novamente.

Outra possibilidade é verificar se algum acessório externo desativou o touchpad. Alguns notebooks possuem um recurso que desativa automaticamente o touchpad quando um mouse externo é conectado. Desconecte todos os dispositivos USB que possam estar afetando o touchpad e também desative o Bluetooth para desconectar qualquer acessório sem fio. Dependendo do modelo do seu computador, é possível ajustar essa configuração para manter o touchpad funcionando mesmo com um mouse conectado.

Além disso, verifique se o touchpad não foi desativado nas configurações do computador. No Windows, clique em “Iniciar” e em “Configurações”. Em seguida, clique em “Dispositivos” e depois em “Touchpad”. Verifique se o controle deslizante do Touchpad está ativado. Também é possível ativar a opção “Deixar o touchpad ativado quando um mouse estiver conectado” se você quiser que o touchpad permaneça ativo mesmo com um mouse externo. Aproveite para revisar as outras opções do touchpad e certificar-se de que a configuração esteja adequada às suas preferências.

É importante lembrar também que o touchpad possui uma superfície sensível ao toque, assim como a tela de um smartphone. Por isso, pode ser que o touchpad não responda aos movimentos caso esteja sujo. Verifique se o touchpad ou as suas mãos estão sujos e, se necessário, limpe a superfície do touchpad com uma flanela umedecida com álcool ou lave e seque bem as mãos antes de continuar a usar o computador.

Outro fator que pode afetar o funcionamento do touchpad é a carga da bateria do notebook. Se a bateria estiver fraca ou quase descarregada, o touchpad pode apresentar problemas de funcionamento. Conecte o computador a uma fonte de energia para carregar a bateria e verifique se o touchpad volta a funcionar corretamente.

Por fim, se nenhuma das dicas anteriores resolver o problema, pode ser que haja um problema de hardware com o touchpad. Talvez algum cabo esteja danificado ou o próprio touchpad esteja desgastado. Nesses casos, é recomendável procurar assistência técnica especializada para obter uma opinião profissional ou, caso prefira, começar a usar um mouse externo como alternativa.

Seguindo essas dicas, você tem boas chances de conseguir fazer o touchpad do seu notebook voltar a funcionar corretamente. Caso o problema persista, é sempre recomendável procurar ajuda especializada para evitar danos maiores ao computador.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Felipe Rabello

Felipe Rabello

Felipe é um dos editores do Guia Região dos Lagos.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]