Para gravar reuniões de trabalho ou aulas utilizando o Zoom, é essencial utilizar a função “Gravar” durante a videoconferência. Esse procedimento pode ser realizado tanto no aplicativo de Zoom para dispositivos móveis quanto para computadores (Windows, Mac ou Linux).
No computador, é possível optar por gravações locais, disponíveis para contas básicas, ou em nuvem, acessíveis apenas a contas pagas. Por sua vez, a versão do Zoom para dispositivos móveis está restrita a gravações em nuvem, que também exigem uma conta paga.
A seguir, apresentamos um guia sobre como gravar uma reunião no Zoom, tanto pelo celular quanto pelo computador.
Orientações para gravar uma reunião no Zoom via PC
O seguinte tutorial irá orientá-lo sobre como gravar aulas ou reuniões usando o cliente Zoom para desktop, que oferece opções tanto de gravação local quanto em nuvem. O procedimento é bastante similar tanto no Windows quanto no Mac.
1. Inicie a gravação no cliente do Zoom para desktop
Para iniciar a gravação, clique na opção “Gravar” no cliente Zoom para desktop. Caso a janela esteja compactada, pode ser necessário localizá-la na guia “Mais…”.


2. Escolha entre gravação local ou em nuvem
Decida se deseja que a reunião seja gravada em seu computador ou na nuvem da conta Zoom, e prossiga clicando na opção correspondente para iniciar a gravação.


3. Conclua a gravação para salvar a reunião realizada no Zoom
Quando terminar, clique no botão “Stop” para encerrar a gravação da reunião no Zoom pelo computador.


Orientações para gravar uma reunião no Zoom via dispositivo móvel
O procedimento abaixo descreve como gravar chamadas Zoom através de smartphones, sendo que essa funcionalidade requer uma conta paga do serviço. Existe a possibilidade de experimentar o plano gratuitamente por sete dias, com a opção de cancelar antes do primeiro pagamento no cartão de crédito.
1. Comece a gravação da reunião Zoom pelo smartphone
Durante a reunião, deslize o menu de ferramentas da direita para a esquerda e selecione a opção “Gravar”. Em seguida, clique em “Iniciar gravação” na próxima tela para registrar a reunião pelo celular.


2. Acesse “Interromper gravação” para encerrar a gravação
Toque novamente no ícone “Gravar” e selecione “Interromper gravação” para finalizar a captura da reunião.


3. Confirme para salvar a reunião do Zoom na nuvem
Escolha a opção “Interromper” para concluir a gravação e garantir o registro da reunião no armazenamento em nuvem da sua conta Zoom.


Localização das gravações no Zoom
As gravações locais são armazenadas no diretório do computador escolhido na seção “Gravação”, acessível a partir das configurações do cliente Zoom para desktop. Para encontrar as gravações, acesse as pastas do seu computador ou visite a seção “Recordings and Transcripts” no Portal Web do Zoom.
As gravações em nuvem, por outro lado, ficam armazenadas no serviço de nuvem da conta Zoom. Para acessá-las, basta entrar na seção “Recordings and Transcripts” no Portal Web do Zoom ou verificar o e-mail enviado após cada gravação efetuada na nuvem.
Diferença entre gravações locais e em nuvem no Zoom
A gravação local salva a sessão no dispositivo do usuário, sendo disponibilizada apenas para o cliente Zoom versão 2.0 ou superior para computadores. Esse tipo de gravação está ao alcance tanto de contas gratuitas quanto pagas.
Por outro lado, a gravação em nuvem é exclusive a contas pagas e pode ser realizada ao usar o aplicativo Zoom em dispositivos móveis ou o cliente para desktop. É importante salientar que gravações em nuvem podem demorar até o dobro do tempo da reunião para serem processadas após a gravação.
Impedimentos para gravar uma reunião no Zoom
Há situações em que o usuário não consegue fazer a gravação ao entrar ou criar uma reunião no Zoom. Entre as razões mais comuns que podem impedir a gravação estão:
- Falta de permissões: O anfitrião pode ter restrito a gravação para participantes sem privilégios;
- Gravação desativada: O anfitrião pode desabilitar a função de gravação, impedindo que qualquer participante grave a reunião;
- Conta básica em dispositivos móveis: A funcionalidade de gravação em dispositivos móveis está disponível somente para contas pagas;
- Gravação local via smartphone: O aplicativo Zoom em dispositivos móveis permite somente gravações em nuvem;
- Armazenamento insuficiente: O usuário poderá encontrar impedimentos se não houver espaço suficiente em seu computador (para gravações locais) ou na nuvem (para gravações em nuvem).
Gravar uma reunião sem ser o anfitrião é possível?
Sim, isso pode ocorrer desde que as permissões sejam concedidas pelo anfitrião. É viável gravar reuniões sem ser o anfitrião de uma videoconferência no Zoom, contanto que o host tenha autorizado a gravação para os participantes. Caso contrário, um participante sem privilégios não terá a opção “Gravar” disponível durante a reunião.
É viável gravar uma reunião pelo celular com conta gratuita?
Não, já que a gravação de reuniões no Zoom via dispositivo móvel é restrita a contas pagas ou autorizadas. Aqueles que utilizam contas gratuitas não encontrarão a opção “Gravar” no menu inferior durante uma reunião no Zoom através de dispositivos móveis.
Limites para gravações no Zoom
De fato, há restrições. No que diz respeito às gravações locais, existem limites referentes ao tamanho dos arquivos, que estão atrelados ao espaço de armazenamento disponível no computador. Isso implica na necessidade de ter mais espaço livre do que o tamanho da gravação para que seja possível concluir a tarefa.
Além disso, é necessário considerar as restrições relacionadas ao tamanho dos arquivos de gravações em nuvem, pois o espaço de armazenamento é determinado pelo tipo de conta. Confira a seguir a capacidade de armazenamento em nuvem de cada plano do Zoom.
Tipo de plano | Capacidade de armazenamento |
Pró | 5 GB/usuário licenciado |
Pró Mais | 5 GB/usuário licenciado |
Negócios | 5 GB/usuário licenciado |
Negócios Plus | 10 GB/usuário licenciado |
Empresa | Ilimitado |
Empresa Plus | Ilimitado |
Zoom One for Education Core ou site legado | 0,5 GB/usuário licenciado |
Zoom One para Educação – Escola e Campus | 5 GB/usuário licenciado |
Zoom One para Educação – Escola e Campus Plus | 10 GB/usuário licenciado |
Zoom One para Educação – Fundamentos Empresariais | 10 GB/usuário licenciado |
Zoom One para Educação – Enterprise Plus | Ilimitado |
Zoom One para Educação – Enterprise Premier | Ilimitado |
Zoom Salas | 1 GB/Zoom Sala |
Gravação silenciosa de reuniões no Zoom: é possível?
Sim. Proprietários e administradores de contas Zoom das categorias Empresariais, Educacionais, Corporativas ou de API com planos superiores a 100 licenças têm a possibilidade de desabilitar a notificação legal de consentimento para gravação, assim como as notificações sonoras para usuários internos. Nesses casos, a gravação pode ser realizada de forma discreta.
Alternativamente, é viável usar aplicativos de terceiros destinados à gravação de vídeo e áudio durante uma reunião do Zoom. Contudo, gravar sem o consentimento dos outros participantes é considerado uma prática antiética e pode acarretar complicações legais.
É importante mencionar que contas Básicas, Pro, Corporativas ou planos de avaliação gratuita que contem com menos de 100 licenças não terão a opção de desabilitar as notificações legais de gravação nem as avisos sonoros informando sobre o início da captura.