Como registrar o chip da Claro no seu celular

Como cadastrar o chip da Claro no seu celular • Telecomunicações • Tecnoblog

“`html

Ativação do Chip Claro: Passo a Passo Completo

O processo de ativação do chip da operadora Claro pode ser realizado de maneira simples e rápida pelo seu celular. Para começar, insira o novo chip no aparelho e ligue o dispositivo. Após isso, aguarde a recepção de uma mensagem SMS contendo as informações da sua nova linha.

Após receber a mensagem, é necessário realizar o Cadastro Claro, onde você deve informar os dados do seu CPF, além de outras informações pessoais. Depois de concluir essa etapa, fica a expectativa pela ativação da linha, que permitirá a realização de ligações, o envio de mensagens e o uso da internet móvel.

Confira a seguir o processo detalhado para o cadastro do chip e tire possíveis dúvidas.

Coloque o chip da Claro no seu celular que deve estar desligado e, em seguida, ligue o telefone. Aguarde a mensagem que inicia o processo de ativação e, posteriormente, você receberá uma SMS da operadora informando o novo número atribuído.

Depois disso, reinicie o celular para prosseguir com a configuração do chip da Claro.


Captura de tela do Android com instruções para o cadastro do chip Claro
Abrindo a mensagem da Claro com informações sobre a linha (Imagem: Reprodução/Motorola)

Inicie o Cadastro da Linha da Claro via SMS

Ao reiniciar o celular, acesse o aplicativo de telefone e disque o número *552# para iniciar o cadastro do chip da Claro via SMS.


Discando o código para cadastrar o chip da Claro via SMS
Abrindo o app “Telefone” e discando o código para cadastro da Claro via SMS (Imagem: Reprodução/Motorola)

Informe os Dados Necessários para Ativação do Chip

Siga as orientações enviadas por SMS e envie seus dados pessoais para efetivar o cadastro da sua linha Claro. É necessário fornecer o CPF, CEP da sua residência, data de nascimento e o estado em que o CPF foi emitido.


Realizando o cadastro do chip Claro no aplicativo
Efetuando o cadastro da Claro (Imagem: Reprodução/Motorola)

Reinicie o Celular para Finalizar o Registro

Após concluir o registro dos dados, você receberá uma mensagem de confirmação da operadora. Reinicie o aparelho para finalizar todo o processo de cadastro do chip Claro e aguarde uma nova SMS com a previsão de ativação da sua linha.


Mensagens de confirmação do cadastro do chip
Verificando as mensagens de confirmação do cadastro (Imagem: Reprodução/Motorola)

Finalize o Cadastro Digital da Claro

Utilize o navegador do seu smartphone para acessar o Portal de Identificação da Claro. Realize o cadastro inicial e, posteriormente, envie uma selfie e uma imagem de um documento de identidade para concluir o cadastro do chip Claro.


Realizando o cadastro no Portal de Identificação da Claro
Realizando o cadastro no Portal de Identificação da Claro (Imagem: Reprodução/Claro)

Principais Problemas ao Cadastrar o Chip da Claro

Existem alguns fatores que podem dificultar o cadastro do chip da Claro. Os mais recorrentes incluem:

  • Chip inválido: Cheque se o chip foi inserido corretamente na bandeja do celular e verifique se o tipo do chip utilizado (nano, micro ou padrão) é o correto. Se possível, teste o chip em outro telefone para assegurar que ele não está danificado;
  • Sinal da operadora: A instabilidade na rede da Claro pode dificultar a ativação. Espere alguns minutos e, se necessário, mova-se para uma área com melhor sinal;
  • Dados incompletos ou incorretos: Assegure-se de que os dados pessoais que você está fornecendo estejam corretos e atualizados;
  • Dificuldades técnicas: Eventualmente, o sistema da Claro pode estar fora do ar, impossibilitando o cadastro. Tente novamente um pouco mais tarde.

Se você não conseguir realizar o cadastro via SMS ou pelo número *522, entre em contato com o suporte da Claro pelo número 1052 ou dirija-se a uma loja da operadora para receber assistência.

Dúvidas Frequentes sobre a Ativação do Chip da Claro

Uma pergunta comum é se é possível cadastrar um chip da Claro sem fornecer o CPF. A resposta é não; a apresentação do CPF é obrigatória para a ativação, como parte das exigências da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que visa identificar o responsável pela linha e combater fraudes.

Para cidadãos estrangeiros sem CPF, a ativação deve ser feita em lojas da Claro com apresentação de Passaporte ou Registro Nacional de Estrangeiros (RNE).

Cadastro de Chip da Claro em Nome de Outra Pessoa é Permitido?

Não, não é permitido cadastrar um chip da Claro utilizando o nome e CPF de outra pessoa. Tal prática é considerada fraude e pode acarretar consequências legais sérias.

A Claro também adota um procedimento de verificação adicional, que exige o envio de uma selfie e da foto de um documento ao realizar o cadastro no Portal de Identificação. Se houver qualquer irregularidade, o chip e a linha telefônica estarão sujeitos a bloqueios.

Como Saber em Qual CPF Está Registrado Meu Chip da Claro?

Você pode verificar o CPF utilizado para o cadastro do chip ao acessar o portal Minha Claro. É necessário que um e-mail esteja vinculado ao número da linha para efetuar o login. Outra opção é consultar se há chips pré-pagos associados ao seu CPF por meio do Cadastro Pré, uma plataforma desenvolvida pela Anatel que permite verificar linhas registradas com seu documento.

Cadastro de Dois Chips da Claro com o Mesmo CPF

É permitido registrar até três chips da Claro utilizando o mesmo CPF. Isso significa que é possível ter até três linhas de telefone, incluindo dois chips físicos e um eSIM.

Cadastro de Chip da Claro por Menores de Idade

Sim, menores de idade emancipados podem cadastrar um chip da Claro. Contudo, a ativação deve ser realizada em uma loja da operadora, apresentando o Termo de Emancipação.

Creditar Valores para Cadastro do Chip da Claro

Não é necessário adicionar créditos para efetuar o cadastro do chip da Claro, pois o procedimento inicial é gratuito. Após a ativação do chip, você pode consultar seu saldo por SMS, telefone ou através do aplicativo Minha Claro Móvel.

Tempo de Ativação do Chip da Claro

A ativação do chip da Claro pode levar até 24 horas. Caso a linha não seja ativada nesse período, é recomendável procurar uma loja física da operadora para assistência.

Como Verificar se o Chip da Claro Foi Cadastrado?

Um SMS informativo será enviado ao concluir o cadastro do chip da Claro. Você também pode verificar esta informação acessando o aplicativo Minha Claro Móvel e realizando login utilizando dados móveis.

Ativação do Chip da Claro em Outro País

A ativação inicial do chip da Claro não pode ser feita fora do Brasil. O cadastro deve ser realizado no território nacional antes que você possa utilizar o serviço de roaming internacional da operadora.

Cancelamento de Chip da Claro

Sim, é possível cancelar um plano da Claro pelo portal Minha Claro. Após logar na sua conta, vá para a seção “Atendimento”, escolha “Cancelar Linha” e aguarde o suporte da operadora para concluir o cancelamento do chip.

“`

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Felipe Rabello

Felipe Rabello

Felipe é um dos editores do Guia Região dos Lagos.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]