“`html
Modo Restrito no YouTube: Como ativar e desativar
Para gerenciar conteúdos no YouTube de acordo com a idade, você tem a opção de ativar o Modo Restrito. Essa funcionalidade permite que você bloqueie vídeos inadequados para usuários mais jovens. Para liberá-los, basta desativar essa chave nas configurações da plataforma.
O processo de ativação ou desativação do Modo Restrito do YouTube pode ser realizado em dispositivos como celulares, computadores e smart TVs. Quem desejar utilizar essa ferramenta deve ter em mente que é necessário ajustar a configuração em cada aparelho, navegador ou perfil utilizado na plataforma.
Nas linhas seguintes, apresentamos um guia completo sobre como realizar essa configuração no seu dispositivo.
Como ativar e desativar o Modo Restrito do YouTube no celular
1. Abra o aplicativo do YouTube e acesse sua página de perfil
Inicie o aplicativo do YouTube em seu smartphone, seja ele Android ou iOS, e entre na sua conta. Após isso, toque no ícone do seu perfil, que geralmente fica no canto inferior direito.
Toque no ícone de engrenagem, localizado na parte superior direita, e selecione “Geral” na próxima tela, para acessar as definições onde você pode ativar ou remover a restrição de idade do YouTube.
2. Ative ou desative o Modo Restrito do YouTube
Desça a tela até localizar a opção “Modo restrito” e altere a chave para ativá-lo, o que irá filtrar conteúdos para adultos no YouTube. Se preferir desativar esse modo, basta desmarcar a mesma chave.
Como colocar e tirar a restrição de idade do YouTube no PC
1. Acesse a página do YouTube e clique no seu ícone de perfil
Abra o navegador de sua escolha e entre no site do YouTube. Faça login em sua conta e clique no seu ícone de avatar, que está no canto superior direito.
2. Clique na seção “Modo restrito” para gerenciar o filtro
3. Gerencie o Modo Restrito do YouTube no navegador
Pode-se marcar a opção para bloquear vídeos de acordo com a idade ou desmarcá-la para desabilitar a restrição de idade no YouTube.
Como bloquear e desbloquear vídeos do YouTube por idade na smart TV
1. Abra o YouTube na smart TV e acesse as configurações
Ligue sua smart TV e comece o aplicativo do YouTube. Faça login na sua conta e, em seguida, procure o ícone de engrenagem na barra lateral esquerda.
Navegue até a seção “Modo restrito” para ativar ou desativar a restrição de idade na plataforma.
3. Habilite ou desabilite o Modo Restrito do YouTube
Escolha “Configuração ativada” para bloquear conteúdos impróprios ou selecione “Configuração desativada” para desativar o Modo Restrito na sua TV.
Consequências da Ativação do Modo Restrito no YouTube
Ao ativar o Modo Restrito, o YouTube implementa várias restrições sobre conteúdos considerados impróprios para menores de idade. Dentre as principais mudanças estão:
- Filtragem de conteúdos: os vídeos inapropriados serão ocultados, tanto nas sugestões quanto nos resultados de busca;
- Restrições no YouTube Music: músicas e vídeos também serão filtrados enquanto o Modo Restrito estiver ativo;
- Bloqueio de comentários: a visualização de comentários nos vídeos ficará indisponível;
- Configuração limitada: as alterações só se aplicam ao navegador, dispositivo ou perfil ativo, faltando um controle mais abrangente.
O Modo Restrito é infalível?
Não. O próprio YouTube traz a informação de que o filtro não é 100% preciso. A plataforma realiza a ocultação de vídeos baseando-se nos títulos, descrições e metadados, mas a eficácia desse sistema pode variar de acordo com normas culturais e sensibilidades regionais.
Caso você depare-se com conteúdos inapropriados mesmo com o Modo Restrito ativado, é possível denunciar um canal no YouTube ou indicar que não tem interesse no vídeo para evitar recomendações semelhantes.
Posso bloquear vídeos específicos pelo Modo Restrito?
Não é possível bloquear vídeos específicos. Contudo, o YouTube oferece outras ferramentas para realizar essa restrição. Você pode utilizar o menu de três pontos em vídeos sugeridos para optar por “Não recomendar o canal”, o que impossibilitará algum conteúdo daquele canal de aparecer nas suas sugestões.
Para o YouTube Kids, existe a opção de restringir a visualização de vídeos ou canais. O responsável deve acessar o menu do vídeo, clicar em “Bloquear vídeo”, e escolher se deseja bloquear o canal ou apenas o vídeo específico.
Restrição do Modo Restrito para Não Ser Alterado
Você pode bloquear o Modo Restrito no YouTube pelo PC. Após ativar, basta selecionar a opção “Bloquear o modo restrito neste navegador”, garantindo que essa configuração permaneça em todos os perfis no dispositivo. Essa ação pode ser revertida apenas pela pessoa que original o bloqueio.
No caso do YouTube Kids, somente o responsável poderá fazer o gerenciamento das restrições, garantindo que apenas conteúdos apropriados sejam exibidos.
Consequências ao Desativar o Modo Restrito do YouTube
Desativar o Modo Restrito resulta na remoção dos filtros de conteúdo, favorecendo um aumento nas sugestões e nos resultados de pesquisa. As principais consequências incluem:
- Retorno de conteúdos impróprios: vídeos com conteúdo para adultos podem voltar às suas recomendações;
- Melhoria no algoritmo: a probabilidade de o algoritmo sugerir vídeos de seu interesse aumentará;
- Visualização e comentários: você poderá ver e deixar comentários novamente.
Não consigo desativar o Modo Restrito, por quê?
Se você não conseguir desativar o Modo Restrito no computador, pode ser que alguém tenha bloqueado essa função no navegador, fazendo com que o filtro seja aplicado em todos os perfis salvos. Somente quem fez o bloqueio pode desbloqueá-lo.
Além disso, é possível que o administrador da rede tenha implementado o Modo Restrito em locais como bibliotecas, universidades ou outras instituições. Nesse caso, você precisaria contatar o responsável para solicitar a desativação do filtro.
Até mesmo operadoras de redes móveis podem oferecer filtros que influenciam o acesso a determinados vídeos no YouTube. Aconselha-se entrar em contato com a operadora para alterar e, se necessário, desativar esse filtro.
Fonte: Guia Região dos Lagos
“`
Felipe Rabello
Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo: