“`html
Preparação para o Carnaval: Mantenha Sua Energia com Alimentação Adequada
Se você reconhece a frase “Ela primeiro ela, ela segundo ela, ela terceiro ela. Ela se arruma só pra ela”, é provável que esteja ansioso pelo Carnaval. Esse verso é parte da canção “Energia de Gostosa”, uma das apostas de Ivete Sangalo para o Carnaval de 2025. A data oficial das festividades ocorre em 4 de março (terça-feira), mas muitos foliões já iniciaram a celebração. Para aproveitar a festa ao máximo, a atenção com a alimentação é essencial.
O calor intenso, a ingestão de bebidas alcoólicas e a animação podem fazer com que muitos deixem a alimentação em segundo plano. Contudo, para desfrutar do evento com energia, o inverso deve ser aplicado. O CicloVivo compila orientações de especialistas que podem ajudar a manter a energia durante o feriado.
Inicie com Ação!
Antes de partir para a folia, é recomendável fazer uma refeição que forneça disposição e hidratação ao corpo. Segundo a nutricionista esportiva Alice Paiva, opções como tapioca com pasta de amendoim e banana, ou um smoothie de frutas com proteína, são ótimos pontos de partida. “A tapioca proporciona energia rápida, a pasta de amendoim oferece gorduras saudáveis e proteína, e a banana ajuda a evitar câimbras. O smoothie, por sua vez, combina carboidratos, proteínas e antioxidantes, preparando o corpo para o esforço”, explica a especialista.

“A maioria das pessoas foca apenas na fantasia e na maquiagem, mas não se lembra de que o corpo precisa de nutrientes adequados para acompanhar o ritmo. Comendo de maneira apropriada antes, durante e após a folia, a energia se mantém e a recuperação no dia seguinte é facilitada”, afirma Alice, que possui expertise em emagrecimento e reeducação alimentar.
Alimentos Leves, Mas Sem Eliminar os Carboidratos
O ideal é optar por alimentos que saciem sem causar desconforto, conforme explica Fernanda Vasconcelos, médica nutróloga e fundadora do Instituto Qualitté. É comum muitas pessoas eliminarem carboidratos, pensando que isso os fará sentir-se mais leves. Contudo, essa prática pode resultar em tontura e fadiga e os deixar mais suscetíveis à embriaguez. A saída está em escolher os carboidratos adequados, como alimentos naturais e integrais. Saladas de frutas com aveia, chia e castanhas são alternativas que liberam energia de forma equilibrada.
Leia também:
“Os carboidratos são essenciais para fornecer energia. Prefira os complexos, como cereais integrais, leguminosas e tubérculos, pois são absorvidos lentamente, assegurando energia por mais tempo”, diz Lucas Barreto, nutricionista da Selfit Academias.

A nutricionista do São Cristóvão Saúde, Thalia Gutierrez, destaca que, além de carboidratos integrais, é fundamental incluir proteínas e gorduras saudáveis. Para começar o dia, uma boa combinação seria pão, ovo, frutas e café, enquanto no almoço e jantar, é recomendável aumentar a ingestão de saladas, legumes e verduras para fornecer vitaminas e minerais ao organismo.
Poucas Paradas, Mais Lanches
Evitar longos períodos sem comer é uma prática recomendada por especialistas em saúde, que sugerem fazer pequenas refeições ao longo do dia. Entretanto, durante os bloquinhos, o ideal é optar por lanches práticos e bebidas que ajudem na hidratação, como barrinhas de cereal, mix de castanhas e frutas.

As castanhas e frutas secas são convencionais e fornecem energia prolongada. A água de coco reabastece os eletrólitos perdidos pela transpiração, e barrinhas de proteína ajudam a controlar a fome durante a festa, recomenda Alice Paiva.
Prevenindo Câimbras
Após horas de folia, o corpo pode dar sinais de cansaço, como pernas pesadas, dores musculares e câimbras, especialmente devido à perda de minerais como potássio e magnésio. É essencial garantir a ingestão desses nutrientes. Para evitar problemas, inclua banana, abacate e água de coco na sua alimentação antes de sair para o carnaval, ensinou a médica nutróloga Fernanda Vasconcelos.
Comendo Fora? Atenção Redobrada
A combinação de calor excessivo com alimentação fora de casa exige cuidados adicionais. Daniel Magnoni, nutrólogo da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, sugere algumas precauções para evitar intoxicações alimentares.
Evite excessos de alimentos salgados, açucarados ou gordurosos: O consumo elevado de sal pode provocar retenção de líquidos, enquanto açúcar em demasia sobrecarrega o metabolismo. Altas quantidades de gordura podem dificultar a digestão, causando mau-estar. Opte por refeições leves e balanceadas.
Leia também:
Reduza a ingestão de massas e tenha cautela com os molhos: Escolha massas integrais, mais ricas em fibras. Os molhos cremosos, à base de leite ou queijo, além de serem extremamente calóricos, correm o risco de deterioração com o calor. Prefira opções leves, como molho de tomate fresco.
Tenha cuidado com molhos suscetíveis ao calor: Molhos como maionese e cremosos podem deteriorar rapidamente em altas temperaturas, aumentando a chance de contaminação e infecções alimentares.
Importância da Hidratação
Um dos lembretes mais cruciais durante o carnaval é a ingestão de água. Este é um componente vital para evitar mal-estar e reduzir os efeitos da ressaca no dia seguinte ao intercalar o consumo de água com as bebidas alcoólicas. É aconselhável não esperar a sede aparecer para beber água, pois calor, álcool e movimento intenso desidratam o corpo rapidamente. Se possível, leve uma garrafinha ou um copo dobrável para reabastecer nos bebedouros públicos.
“É recomendável ingerir 200ml de água para cada 200ml de álcool consumido, dessa maneira, conseguimos manter a hidratação e prevenir a embriaguez, assim como a ressaca”, complementa Thalia Gutierrez.
A água de coco e os isotônicos ajudam a repor os sais minerais perdidos pelo corpo durante o suor.
Recuperação Após a Folia
Após horas de dança e suor, o organismo precisa de nutrientes para se recuperar. Sugira pratos como arroz integral com feijão e frango grelhado, ou ainda um açaí com granola e whey. “Arroz e feijão formam uma combinação perfeita de proteína e carboidratos, essenciais para restabelecer a energia. Para algo mais refrescante, o açaí é repleto de antioxidantes que auxiliam na recuperação”, diz a nutricionista Alice Paiva.
Outra alternativa são os lanches naturais de frango, atum ou proteína vegetal, que são ótimas escolhas para um lanche nutritivo e prático.

Considere frutas como melancia, melão, morango e abacaxi, que têm alto teor de água e auxiliam na recuperação do organismo, ao mesmo tempo que ajudam a diminuir os efeitos do álcool. Outras boas opções incluem chá de hortelã, chá de gengibre e água com limão, que favorecem a digestão e ajudam a reduzir náuseas.
Desfrutando ao Máximo
Ao seguir essas orientações, você pode minimizar o cansaço, manter a energia e até evitar ressacas no dia seguinte. Cuidar da alimentação é um passo fundamental para garantir que seu corpo esteja preparado para a maratona de festas que o Carnaval proporciona.

O post Como manter a energia no Carnaval? Dicas de nutricionistas foi publicado originalmente no CicloVivo.
“`