Como ajustar a Alexa? Aprenda a instalar seu dispositivo Echo

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Como Configurar a Alexa e Instalar o Dispositivo Echo

Para configurar e instalar o assistente Alexa, você precisará utilizar o aplicativo móvel da Alexa, conectar o dispositivo Echo à tomada e configurar os parâmetros de Bluetooth e conexão com a rede Wi-Fi.

É importante ressaltar que a configuração da Alexa só pode ser feita através de celulares ou tablets, uma vez que as opções de configuração via navegadores ou aplicativos para desktop foram descontinuadas.

Logo abaixo, veja as etapas para configurar o seu dispositivo Echo com a Alexa.

1. Inicie o aplicativo da Alexa e adicione um novo dispositivo

Primeiro, conecte o dispositivo Echo a uma fonte de energia. Em seguida, abra o aplicativo da Alexa no seu smartphone (seja Android ou iOS) e faça o login com sua conta da Amazon. Toque na opção “Mais” e, no canto superior direito, pressione o símbolo “+”.

Adicionando um novo dispositivo no app Alexa
Adicionando um novo dispositivo no aplicativo da Alexa (Imagem: Reprodução/Android e Alexa)

Selecione a opção “Dispositivo”, depois toque em “Amazon Echo” e escolha “Echo, Echo Dot, Echo Pop e muito mais” se você estiver configurando o Echo Dot ou modelos similares.

Configurando um novo dispositivo Echo com Alexa
Configurando um novo dispositivo Echo com Alexa (Imagem: Reprodução/Alexa)

2. Habilite o Bluetooth no seu dispositivo móvel

Ative a funcionalidade Bluetooth em seu smartphone e pressione “Continuar”. Na tela seguinte, clique em “Permitir” para autorizar o pareamento com dispositivos próximos.

Configurando o Bluetooth entre o dispositivo móvel e o Echo
Configurando o Bluetooth entre o dispositivo móvel e o Echo (Imagem: Reprodução/Alexa)

3. Coloque o Echo no modo de configuração

Caso a luz do seu dispositivo Echo esteja laranja, toque em “Sim”. Se não estiver, clique em “Não” e siga as instruções para acionar a Alexa no modo de configuração. Após isso, clique em “Continuar” e escolha “Sim” na próxima tela.

Ajustando o modo de configuração do Echo com Alexa
Ajustando o modo de configuração do Echo com Alexa (Imagem: Reprodução/Alexa)

4. Conecte a Alexa à rede Wi-Fi

Confirme que o seu dispositivo móvel está conectado à rede Wi-Fi que será utilizada pelo Echo. Após isso, selecione seu dispositivo Echo para finalizar a configuração da Alexa no Wi-Fi e toque em “Continuar” ao final do processo.

Finalizando a configuração do Echo com Alexa
Finalizando a configuração do Echo com Alexa (Imagem: Reprodução/Alexa)

5. Configuração da Alexa pelo computador

Infelizmente, não é possível realizar a configuração da Alexa por meio de um computador. A Amazon descontinuou o aplicativo Alexa para plataformas de desktop e a configuração via navegadores. Portanto, você precisará usar um dispositivo móvel (Android ou iOS) para baixar o aplicativo da Alexa e configurar seu Echo.

6. Necessidade de conta na Amazon

Sim, é necessário ter uma conta na Amazon para configurar a Alexa. Tanto o dispositivo Echo quanto a assistente Alexa são parte do ecossistema Amazon e exigem uma conta para serem utilizados. A boa notícia é que é possível criar uma conta na Amazon de forma gratuita para usar a Alexa.

7. Problemas de conexão da Alexa com a rede Wi-Fi

A cor roxa no LED da Alexa sinaliza problemas na conexão durante a configuração inicial do Echo. Alguns dos principais motivos que podem impedir o Echo de se conectar à rede Wi-Fi incluem:

  • Distância do roteador: o Echo pode estar a mais de 10 metros do roteador, enfraquecendo o sinal do Wi-Fi;
  • Interferência de outros dispositivos: equipamentos eletrônicos, como micro-ondas e babás eletrônicas, podem causar conflitos no sinal de internet;
  • Problemas na rede Wi-Fi: a rede pode estar instável ou fora do ar, o que dificulta a configuração da Alexa;
  • Defeitos de hardware: o Echo pode apresentar falhas na placa de rede ou em componentes, necessitando de assistência técnica.

8. O que fazer se a Alexa não se conectar ao Wi-Fi?

A Amazon fornece algumas sugestões para resolver problemas de conexão com o Wi-Fi na Alexa. Se você estiver enfrentando dificuldades, pode tentar:

  • Reiniciar o dispositivo Echo: desconecte o Echo da tomada, espere 30 segundos e conecte-o de novo para reconfigurar a rede Wi-Fi;
  • Alterar a localização do Echo: posicione o Echo mais próximo do roteador e, se possível, distante de outros dispositivos eletrônicos;
  • Reiniciar a rede Wi-Fi: reinicie o seu roteador e tente configurar novamente o Echo com a Alexa;
  • Desconectar outros dispositivos: desative a conexão Wi-Fi em outros aparelhos, como TVs e laptops, para verificar se o problema está relacionado com a banda de internet.

9. Funcionamento sem internet

A Alexa não funcionará sem conexão com a internet, já que o Echo Dot depende de um sinal para operar. No entanto, é possível usar o dispositivo Echo como caixa de som em modo offline, caso você já tenha pareado o Bluetooth com outro aparelho anteriormente ou se o modelo do Echo possuir entrada para cabo auxiliar.

10. Quantidade de dispositivos Echo na mesma rede Wi-Fi

A Amazon não estabelece um limite para o número de dispositivos Echo que podem ser configurados em uma mesma rede Wi-Fi. Sendo assim, você pode conectar múltiplos dispositivos Echo na mesma rede para criar uma experiência sonora em múltiplos ambientes. É importante verificar as configurações e limites do seu roteador, pois o uso simultâneo de vários dispositivos pode afetar a banda, a velocidade e o sinal da rede Wi-Fi.

11. Configurando mais de uma rede Wi-Fi

Não é possível configurar mais de uma rede Wi-Fi em um único dispositivo Echo. Cada Echo é configurado para se conectar a uma única rede, portanto, você precisará fazer a configuração da Alexa em uma nova rede Wi-Fi se estiver com dificuldades de conexão ou desejar mudar de rede.

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Felipe Rabello

Felipe é um dos editores do Guia Região dos Lagos.

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