Sign In

Como acompanhar a temperatura do computador Windows

Como escolher placa-mãe para PC gamer?

“`html

Realizar diversas tarefas ao mesmo tempo ou executar programas que demandam muitos recursos por períodos prolongados são ações que podem resultar em considerável estresse para um computador. Esse estresse pode ocasionar o que é conhecido como “superaquecimento”. Portanto, é fundamental acompanhar a temperatura de um PC Windows para evitar que a máquina atinja temperaturas que possam causar danos severos.

Levando isso em consideração, apresentamos algumas orientações que explicam a importância de monitorar a temperatura do PC, além de indicar quais perfis de usuários devem se atentar a esse hábito. Confira os detalhes a seguir.

Por que é importante monitorar a temperatura do computador?

Tanto notebooks quanto desktops são compostos por uma ampla gama de componentes que são essenciais para seu funcionamento adequado. Quando o usuário submete o equipamento a tarefas exigentes, como a mineração de criptomoedas, o overclocking da placa de vídeo ou a execução de múltiplos softwares ao mesmo tempo, a máquina intensifica seu trabalho, o que resulta em um aumento significativo da temperatura interna.

Notebook superaquecendo ao lado de café, bloco de post-its e caderno de anotações
Notebook superaquecendo é um problema comum com soluções simples (Imagem: CCleaner)

Quando a máquina atinge temperaturas elevadas, dizemos que ela está superaquecendo, o que pode trazer consequências tanto temporárias quanto permanentes. Entre os problemas temporários, podemos mencionar a queda de desempenho do processador, travamentos frequentes durante a execução de aplicativos, degradação na qualidade dos gráficos em jogos e o desligamento súbito do sistema. Por outro lado, as consequências a longo prazo incluem danos permanentes ao hardware, que podem afetar as soldas dos componentes internos.

Diante desses fatos, é vital monitorar a temperatura de seu PC para evitar danos e prejuízos à sua rotina de trabalho. Para assegurar que a temperatura se mantenha dentro dos limites ideais, a recomendação é a utilização de softwares específicos que acompanham o estado do hardware em tempo real. Além disso, um sistema de refrigeração adequado, como water coolers, também é eficaz para manter os níveis de temperatura estáveis.

Imagem mostra um PC gamer, destacando um monitor colorido e um gabinete com painel transparente, iluminado por luzes RGB
PC gamer com iluminação RGB (Reprodução: Resul Kaya)

Mas, quem precisa monitorar a temperatura do computador? O ideal é que essa prática seja uma regra para usuários de alta performance, como gamers e profissionais de design. Para outros usuários, embora seja possível instalar programas de monitoramento, muitas vezes não é necessário manter uma rotina de cuidados tão rigorosa se o uso do PC não for intenso.

Se você possui um notebook que está esquentando, uma solução simples para usuários com demandas mais leves é utilizar suportes com ventiladores embutidos para resfriar o aparelho. Para quem possui um desktop, a instalação de um water cooler pode ser uma boa alternativa, desde que caiba no gabinete. Adicionalmente, é aconselhável usar o computador em ambientes frescos ou com boa circulação de ar, evitando a exposição direta à luz solar.

Saiba como monitorar a temperatura do PC Windows

Monitoramento da temperatura do PC Windows

Para acompanhar a temperatura de um computador com Windows, você pode instalar um ou mais softwares que realizem essa função na máquina. Esses aplicativos são responsáveis por analisar, em tempo real, as condições dos componentes e fornecer relatórios com informações detalhadas sobre a temperatura. Veja algumas sugestões de programas:

Ilustração do controle e configurações do programa MSI Afterburner
Ilustração do sistema do aplicativo MSI Afterburner (Divulgação: MSI Afterburner)
  • HWMonitor: disponibiliza dados sobre a temperatura do computador, além de informações sobre voltagem e velocidade dos coolers;
  • Core Temp: monitora a temperatura do processador em tempo real e permite que alarmes sejam configurados quando os níveis de calor atingem patamares críticos;
  • MSI Afterburner: é voltado para overclocking de placas de vídeo, mas também possui funções para monitorar a temperatura do GPU e CPU, além de ajustes nas configurações de resfriamento.

“`

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Foto de Felipe Rabello

Felipe Rabello

Felipe é um dos editores do Guia Região dos Lagos.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Últimas Notícias

Destaques