Nesse caso, a melhor opção é investir em um passeio de Cabo Frio a Arraial do Cabo. As manhãs são dedicadas a passeios de barco a alguns dos mais belos e fotogênicos pontos turísticos da costa de Arraial do Cabo. Depois, há uma pausa para o almoço e à tarde você visitará a parte histórica de Cabo Frio.
Outra dica do que fazer em Cabo Frio é fazer um passeio de barco pelo Canal do Itajuru, Praia do Forte, Ilha do Japonês, Forte de São Mateus, Farol da Lajinha, Praia Brava (turismo e surf), Ilha dos Papagaios, onde você pode mergulhar. Este passeio de catamarã em Cabo Frio é mais longo, com duração aproximada de 3 horas. Existem duas estações de natação perto do barco, que servem bebidas e snacks. O custo é de aproximadamente R$ 60 por pessoa.
Observação: os passeios de barco em Cabo Frio duram aproximadamente 3 horas e geralmente partem pela manhã. O roteiro inclui pontos turísticos imperdíveis como a Ilha do Japonês, a Praia do Forte, a Praia Brava e a Ilha dos Papagaios – esta última acessível apenas por barco.
A cidade de Cabo Frio possui uma grande variedade de restaurantes para os visitantes aproveitarem. Independentemente do gosto ou do orçamento, os visitantes podem encontrar um restaurante adequado às suas preferências. O Boulevard Canal, mais conhecido como Canal, é onde fica a maioria dos restaurantes de Cabo Frio. O Zé da Picanha é uma churrascaria altamente recomendada na região para comida de boa qualidade a preços razoáveis e um ótimo ambiente. Além disso, os pratos são bons, você pode dividi-los para ver se está com fome. A picanha local é muito elogiada pelos frequentadores. Outra opção um pouco mais complicada é o Picolino, instalado em um casarão centenário. A especialidade lá são os frutos do mar, e o preço pode ser mais alto, mas ainda vale a pena experimentar a tradição de mais de 40 anos. Estes são alguns restaurantes recomendados, mas vale a pena passear pela zona para encontrar outras opções e por fim escolher aquela que mais se adequa às preferências do visitante.
Para mim, o Bairro da Passara é o melhor lugar para ficar em Cabo Frio. Além de ser um bairro lindo, você pode caminhar até a Praia do Forte a partir do Canal do Itajuru, tem vários restaurantes deliciosos, e pode pegar um barco até a Ilha dos Pescadores, que é uma delícia!
Os restaurantes da zona são encantadores e oferecem opções para todos os gostos: peixe e marisco, cozinha portuguesa, carne, pizza e tapas. Jantamos uma noite no escritório do chef na praça e recomendamos muito o nosso “Bendito Chef” que consistia em peixe grelhado e camarão, arroz e leite de coco, batatas fritas e purê de banana. Recomendamos também a pizza de camarão que comemos no mesmo restaurante outro dia.
As belezas naturais de Cabo Frio atraem turistas nacionais e estrangeiros, que nunca conheceram outras praias brasileiras a não ser pelo mar azul, águas cristalinas, extensões de areia branca e uma rica história associada à colonização portuguesa.
Do alto do Morro da Guia você terá uma das melhores vistas de Cabo Frio. O maior mirante da cidade oferece uma visão de 360 graus de todo o centro, da Praia do Forte, do Canal do Itajuru e até da Ilha do Farol em Arraial do Cabo.
Outro ponto de Cabo Frio que vale a pena visitar é o Mirante do Arpoador pela bela vista que oferece. Fica junto ao Baluarte de São Mateus e encontra-se em remodelação (Outubro 2021). De lá, avista-se o forte, a Praia do Forte e a Boca da Barra, onde o mar encontra o canal do Itajuru.