Menu

> Cidades

[wilcity_quick_search_form_shortcode]

Chuvas intensas causam 16 problemas em São Pedro da Aldeia

Madrugada de chuvas intensas registram 16 ocorrências em SG | Enfoco

Chuvas intensas causam alagamentos em São Gonçalo

A madrugada deste domingo (14) foi marcada por medo e desespero para os moradores de algumas regiões de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. Devido ao forte temporal, a prefeitura informou pela manhã que 16 ocorrências foram registradas e atendidas pela Defesa Civil, todas elas sem vítimas.

Diversos bairros foram atingidos pelas fortes chuvas, entre eles Jardim Catarina, Porto Velho e Boaçu, que ficaram alagados. Apesar dos transtornos causados pelas águas, não houve registros de deslizamentos, árvores caídas ou queda de energia.

A Prefeitura de São Gonçalo divulgou os bairros que registraram os maiores índices pluviométricos nas últimas 24 horas. Além disso, foi informado que até o momento nenhuma sirene foi acionada, mas foram abertos pontos de apoio nos bairros Jardim Catarina e Salgueiro.

Em relação aos alagamentos, a Escola Municipal Professora Aída Vieira de Souza, no Jardim Catarina, e a quadra do Salgueiro foram disponibilizadas como locais de abrigo para os moradores afetados.

Até o momento, sete pessoas foram abrigadas no Bandeirantes e estão recebendo auxílio da Secretaria de Assistência Social desde a última quinta-feira (11). Equipes da Defesa Civil estão nas ruas desde o início da chuva na última sexta-feira (12) para atender eventuais ocorrências. Em caso de emergência, a população pode ligar para o número 199.

A Defesa Civil também emitiu um alerta sobre o transbordamento do Rio Alcântara no Parque São Sebastião/Jardim Nova República e para a iminência de transbordo do Rio da Aldeia, em Ipiiba, de acordo com o INEA.

As fortes chuvas não atingiram apenas São Gonçalo. Niterói também registrou um recorde histórico de chuvas na madrugada deste domingo, causando caos e pontos de alagamento.

É importante ressaltar que as chuvas intensas têm se tornado cada vez mais frequentes no Rio de Janeiro e em diversas regiões do Brasil. Os fenômenos climáticos extremos são um reflexo das mudanças climáticas causadas pela ação do homem. Portanto, torna-se necessário investir em medidas de prevenção e infraestrutura para minimizar os impactos das chuvas e proteger a população.

(Fonte: Guia Região dos Lagos)

Imagens:
1. ![Chuva assustou moradores de diversos bairros de São Gonçalo](https://enfoco.com.br/img/video/10030571)
2. ![Chuva assustou moradores de diversos bairros de São Gonçalo](https://enfoco.com.br/img/video/10030572)
3. ![Chuva assustou moradores de diversos bairros de São Gonçalo](https://enfoco.com.br/img/video/10030573)

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]