“`html
Casa de papelão do arquiteto Shigeru Ban é exposta na Japan House São Paulo
Uma inovadora habitação feita de tubos de papelão foi desenvolvida para ser construída rapidamente e com custo reduzido, utilizando materiais que podem ser encontrados em regiões atingidas por desastres naturais, a fim de oferecer abrigo para as vítimas. Assim é a “Paper Log House” do arquiteto japonês Shigeru Ban, que está em exibição em tamanho real na Japan House São Paulo.
Este projeto arquitetônico, a “Paper Log House”, é um dos mais emblemáticos do renomado Shigeru Ban, ganhador do prestigiado Prêmio Pritzker em 2014, um dos reconhecimentos mais importantes na arquitetura mundial. A estrutura foi concebida dentro do projeto “Disaster Relief”, que começou em 1995, e já foi implementada fora do Japão em várias nações, incluindo Índia, Haiti e Turquia. A versão que está em exibição na capital paulista é inspirada no modelo erguido em Kobe após o Grande Sismo de Hanshin-Awaji de 1995.

A “Paper Log House” utiliza predominantemente tubos de papelão e madeira, além de outros materiais que são comuns em diversas partes do mundo. As construções desse tipo seguem projetos simples e de fácil execução, o que permite que elas sejam erguidas como habitações temporárias em situações de emergência, como desastres naturais, com o auxílio de estudantes e voluntários.

Seguindo o conceito de utilizar materiais e mão de obra local, para a versão exibida na Japan House, uma instituição acolheu alunos da FAUUSP e ETEC Itaquera IIs, que, junto com seus professores, fizeram as adaptações necessárias ao projeto e prepararam os materiais. Estudantes da Escola da Cidade também participaram da montagem da casa. A Japan House solicitou que a estrutura inclua uma rampa de acesso, corrimão e legendas para que se torne mais acessível ao público visitante.

A visita à exposição também permitirá que os visitantes conheçam móveis desenvolvidos pela Shigeru Ban Architects, como um conjunto de mesa e cadeiras elaboradas com o mesmo tubo de papelão usado nas paredes da “Paper Log House”. Além disso, há o banco chamado “CARTA bench”, que está sendo exibido na parte interna da exposição “Princípios Japoneses: design e recursos”.

Este projeto, que traz uma casa em escala real para o espaço cultural, destaca o uso inteligente de materiais e recursos acessíveis, além de ser uma iniciativa sustentável de grande importância, que apresenta um abrigo seguro e de rápida construção, apto a ser adaptado às características climáticas e culturais das comunidades locais.
A construção colaborativa das casas é um aspecto essencial para fomentar a consciência sobre a importância do trabalho conjunto em prol da coesão da comunidade. Desde 2019, a Japan House busca desenvolver projetos em parceria com Shigeru Ban na área de habitação. Agora, conseguiram trazer um dos modelos mais inspiradores do trabalho de Ban, na expectativa de que sirva como exemplo para situações no Brasil, conforme explica Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da Japan House São Paulo e curadora da exposição “Princípios Japoneses: design e recursos”.

A exposição da “Paper Log House” poderá ser visitada entre os dias 25 de março e 4 de maio.
Sobre Shigeru Ban
Shigeru Ban nasceu em 1957, Tóquio. Formou-se em arquitetura pela Cooper Union, nos Estados Unidos, em 1984. Fundou o Shigeru Ban Architects no ano de 1985 e mais tarde abriu escritórios em Nova Iorque e Paris. Desde a sua fundação, ele tem desenvolvido estruturas e métodos construtivos únicos, utilizando tubos de papelão como material principal, enquanto paralelamente se envolve em iniciativas de ajuda à reconstrução de áreas afetadas por desastres em todo o mundo.

Exposição da “Paper Log House” na Japan House São Paulo – Parte da exposição “Princípios Japoneses: design e recursos”.
Data: de 25 de março a 4 de maio de 2025
Local: Sotodoma – entrada da Japan House São Paulo (Avenida Paulista, 52 – São Paulo/SP)
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 18h e aos fins de semana e feriados, das 10h às 19h.
Entrada gratuita. Reserva online (opcional).
“`