Formatura do Projeto Voluntários da Defesa Civil em Macaé
No próximo dia 22 de junho, acontecerá a formatura do Projeto Voluntários da Defesa Civil – Proteção para Todos, promovido pela Defesa Civil de Macaé. Ao longo de quase dois meses, cerca de 60 participantes foram submetidos a treinamento teórico e prático, abordando temas como percepção de riscos, prevenção e proteção contra incêndios, e primeiros socorros.
A edição deste ano bateu recordes de inscrição, levando à abertura de duas turmas para atender à demanda. O sucesso da iniciativa, que já capacitou mais de 200 voluntários, é celebrado pelo secretário adjunto de Defesa Civil, Joseferson de Jesus.
“É uma satisfação enorme saber que muitas pessoas têm se interessado pela política da redução de risco de desastres, querendo sempre aprender mais e se qualificar para serem multiplicadores dentro de suas comunidades, do seu bairro. O projeto vai ao encontro dessa demanda ao contribuir para que cidadãos comuns estejam preparados para atuar nessa rotina diária de prevenção, bem como em situações de emergência,” destaca Joseferson.
A formatura ocorrerá na Cidade Universitária, às 18h30. Todos os participantes receberão uma carteirinha de Voluntário de Defesa Civil e um certificado. Posteriormente, os voluntários poderão participar de ações, mediante convocação da Secretaria.
O Projeto Voluntários da Defesa Civil
O Projeto Voluntários da Defesa Civil faz parte do Programa de Preparação para Emergências, na categoria comunidade. Durante a capacitação, os alunos recebem instruções teóricas e treinamentos práticos em situações como Primeiros Socorros e Combate a Princípios de Incêndio, ministradas por técnicos de segurança e agentes da Defesa Civil.
Os participantes do projeto têm a oportunidade de aprender sobre a percepção de riscos e como prevenir e se proteger contra incêndios. Além disso, são ensinados sobre primeiros socorros, fundamentais para agir em situações de emergência e salvar vidas.
Relevância do projeto
O treinamento oferecido pelo Projeto Voluntários da Defesa Civil é de extrema importância para a comunidade de Macaé. Ao capacitar os voluntários, aumenta-se a segurança e a prontidão da população para lidar com situações de emergência, minimizando riscos e protegendo vidas.
Através desse projeto, os participantes se tornam multiplicadores de conhecimento em suas comunidades, podendo disseminar as práticas aprendidas e contribuir para a redução de riscos de desastres.
O projeto já capacitou mais de 200 voluntários ao longo dos anos e continua crescendo, como evidenciado pelo aumento na procura e abertura de duas turmas para a última edição. Isso demonstra o interesse da população em se qualificar e contribuir para a segurança da comunidade.
Conclusão
A formatura do Projeto Voluntários da Defesa Civil em Macaé é um evento de grande importância para a cidade. A capacitação dos voluntários em temas como percepção de riscos, prevenção de incêndios e primeiros socorros contribui para a segurança da população e a redução de riscos de desastres.
Ao se tornarem multiplicadores do conhecimento adquirido, os voluntários têm o poder de impactar positivamente suas comunidades, disseminando as práticas aprendidas e contribuindo para um ambiente mais seguro.
Parabenizamos a Defesa Civil de Macaé pelo sucesso do projeto e pela iniciativa de capacitar os cidadãos para agirem em situações de emergência. É através de ações como essa que podemos construir uma comunidade mais resiliente e preparada para enfrentar os desafios que possam surgir.
Fonte da Notícia: Plantão Guia Região dos Lagos