Doações de Roupas Ajudam a Reduzir Emissões de CO₂ em Salvador
Doar roupas que permanecem guardadas e sem uso em vez de deixá-las acumulando poeira no guarda-roupa é uma decisão que deveria ser simples e direta. Essa atitude não apenas ajuda a desvincular-se de itens desnecessários, mas também abre espaço para novas aquisições que realmente servem no dia a dia. Contudo, a rotina atribulada e a distância de centros de coleta muitas vezes levam as pessoas a procrastinar essa ação. Para enfrentar esse desafio, a iniciativa Repense Reuse, gerida pela organização Humana Brasil, tem trabalhado para facilitar a doação, criando diversos pontos de coleta em locais acessíveis. Em 2024, esse projeto já evitou a emissão de duas mil toneladas de CO₂ apenas na cidade de Salvador.
Com a colaboração da prefeitura, a proposta conta com a instalação de pontos para a coleta de roupas, calçados e acessórios em diversas áreas da capital baiana. As peças arrecadadas passam por um processo de curadoria em um centro de triagem próprio, e em seguida são disponibilizadas para venda nas Lojas Humana a preços reduzidos. O valor obtido com essas vendas é revertido para financiar projetos sociais. Atualmente, através da revenda dessas doações, a iniciativa proporciona suporte a seis projetos comunitários.

Cláudia Andrade, gestora de implementação do Repense Reuse, destaca que “no Brasil, lidar com o descarte de resíduos têxteis é um desafio bastante significativo. Realizamos pesquisas nas áreas onde atuamos e notamos que muitos desejam fazer doações, mas não sabem onde fazê-las. Nosso objetivo é gerenciar essa necessidade, oferecendo pontos de coleta que sejam acessíveis a todos.”
Vantagens Ambientais das Doações
Através da coleta de roupas, o projeto não só contribui para aumentar a vida útil das peças têxteis, mas também ajuda a preservar recursos naturais valiosos. De acordo com a Repense Reuse, a cada 50 kg de roupas reaproveitadas, são economizados cerca de 200 milhões de litros de água e evita-se o uso de 10 mil quilos de pesticidas, além de 305 quilos de emissões de CO₂. Isso ocorre porque há uma diminuição na fabricação de novas roupas, reduzindo a demanda por matérias-primas.
Você também pode se interessar por:
Locais de Coleta em Salvador
Em Salvador, além de estar presente em shoppings, supermercados e universidades, há cerca de 30 pontos de coleta em locais públicos, como praças. Exemplos incluem a Praça João Amaral, em Amaralina; Imbuí; Jorge Freire, localizado no Costa Azul; Imperial, no Stiep; e Aquarius.
Além de Salvador e sua região metropolitana, o projeto se estende até Feira de Santana na Bahia, em Sergipe e também no Distrito Federal. No total, já são mais de 200 contêineres disponíveis para a coleta de peças. Os interessados em contribuir podem localizar o ponto de coleta mais próximo acessando o site da iniciativa.
A proposta de coleta de roupas usadas tem se mostrado eficaz, contribuindo de forma significativa para a redução de emissões de CO₂ e promovendo a sustentabilidade, além de assistir comunidades que se beneficiam das doações. O esforço conjunto da população e das iniciativas como a Repense Reuse é fundamental para a construção de um futuro mais sustentável.