Cabo Frio: Ações estratégicas garantem a limpeza das praias no verão
O verão está se aproximando e a Comsercaf (Companhia de Serviços de Cabo Frio) já está se preparando para garantir a limpeza das praias do município. A autarquia definiu algumas ações estratégicas para lidar com o aumento da produção de lixo durante a alta temporada, quando a cidade recebe a maioria dos turistas.
Reforço no efetivo e maquinários
De acordo com a Comsercaf, a produção de lixo aumenta consideravelmente durante o verão. Por isso, a equipe de varrição das praias receberá um reforço de 18 novos funcionários, sendo 15 no distrito-sede e três em Tamoios. Além disso, a autarquia também disponibilizará mais maquinários e lixeiras para manter a cidade limpa e organizada.
Atualmente, o trabalho de limpeza das praias é realizado por 45 pessoas em dias normais. Durante a alta temporada, esse número aumentará para 60 no distrito-sede e nove em Tamoios. As praias do Forte, Peró, Conchas, Dunas, Foguete e Ilha do Japonês são as principais áreas de atuação da equipe de limpeza da Comsercaf.
Levantamento de resíduos
Um levantamento realizado pela Companhia revelou a quantidade de lixo consumida nas praias. De janeiro a novembro deste ano, foram recolhidas um total de 6.260,29 toneladas de resíduos, o que representa um aumento de 47,94% em relação ao mesmo período de 2022, quando foram retiradas 3.001,37 toneladas de lixo das areias. No ano passado, o volume recolhido foi de 3.641,11 toneladas.
Esse aumento expressivo na quantidade de resíduos está relacionado à retomada do turismo após as flexibilizações das restrições contra a Covid-19 e ao avanço da vacinação. Com o retorno das viagens, Cabo Frio tem sido destino de milhares de turistas durante todo o ano. A Comsercaf, como responsável pela limpeza urbana, tem o compromisso de deixar a cidade cada vez mais limpa e iluminada.
Sacolas biodegradáveis
A Secretaria de Turismo estima que 1,7 milhões de visitantes irão passar por Cabo Frio durante o verão 2023/2024. Pensando nisso, a autarquia lançou o projeto Amigos do Meio Ambiente, que tem como objetivo incentivar o acondicionamento e o descarte correto do lixo. Em parceria com empresários da cidade, serão distribuídas três milhões de sacolas biodegradáveis.
As sacolas, com dimensões de 40x50cm, serão distribuídas entre os dias 22 de dezembro de 2023 e 20 de março de 2024 na Ilha do Japonês e em oito praias: Forte, Dunas, Foguete, Conchas, Peró, Pontal do Peró, Pontal de Santo Antônio e Praia de Unamar. Em cada um desses locais, será instalada uma tenda como ponto fixo de distribuição.
Para conscientizar os banhistas, os funcionários da Comsercaf também farão a entrega das sacolas nas areias. O descarte deverá ser feito nas lixeiras disponibilizadas pelos quiosques e nos contentores, que serão reforçados nas praias. A ação de recolhimento é realizada diariamente pela Comsercaf em parceria com uma empresa terceirizada.
Aumento do número de lixeiras
Além das sacolas biodegradáveis, a Comsercaf também ampliará o número de lixeiras nos espaços públicos. A quantidade e os locais de instalação ainda estão sendo estudados para garantir um melhor aproveitamento do espaço urbano e a correta disposição do lixo.
Conclusão
Com as ações estratégicas da Comsercaf, Cabo Frio se prepara para receber o verão de forma organizada e limpa. O aumento do efetivo de limpeza, o reforço nos maquinários e a distribuição das sacolas biodegradáveis contribuirão para manter as praias e a cidade em perfeitas condições para receber os turistas. É importante que os visitantes também façam a sua parte, colaborando com a correta deposição do lixo e preservando o meio ambiente.
Cabo Frio, conhecida por suas belezas naturais, tem um papel fundamental na preservação do meio ambiente e no turismo sustentável. Com ações como essas, que valorizam a limpeza e a conscientização, a cidade se consolida cada vez mais como um destino turístico responsável e atrativo para os visitantes.