Hemolagos em Cabo Frio intensifica campanha de doação de sangue no mês de junho
Neste mês de junho, o único banco de sangue da Região dos Lagos, o Hemolagos em Cabo Frio, se torna o foco das atenções na campanha “Junho Vermelho”, que mobiliza a população para doação de sangue. As atividades acontecem neste sábado, 14 de junho, em celebração ao Dia Mundial do Doador de Sangue. Esta iniciativa busca reverter a atual situação de baixos estoques, que afeta o atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em nove municípios da Baixada Litorânea.
Mobilização pela doação de sangue
Durante todo o mês, a campanha realiza ações de conscientização sobre a importância da doação de sangue em várias unidades de saúde de Cabo Frio. Locais como o Hospital Municipal São José Operário, o PAM de São Cristóvão, as UPAs de Tamoios e do Parque Burle, além de hospitais municipais, recebem palestras, panfletagem e exibição de vídeos que explicam os benefícios de doar sangue.
O mês de junho foi escolhido para a campanha devido à queda nas doações nesta época do ano, causada pelo aumento de doenças respiratórias que temporariamente impedem muitos voluntários de doarem. De acordo com dados do Ministério da Saúde, uma única doação de sangue pode beneficiar até quatro pessoas, já que seus componentes – hemácias, plaquetas e plasma – podem ser separados e utilizados em variados tratamentos.
Situação dos estoques e operacionalização da coleta
Localizado no bairro Passagem, em Cabo Frio, o Hemolagos atende as cidades de Arraial do Cabo, Araruama, Armação dos Búzios, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, Saquarema e São Pedro da Aldeia. No momento, os tipos sanguíneos O+ e O- estão com seus estoques 30% e 50% abaixo do ideal, respectivamente, elevando a urgência por doações.
Os interessados em doar podem comparecer ao Hemolagos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Barão do Rio Branco, nº 88. Todo o processo de doação dura cerca de 45 minutos, englobando cadastro, triagem clínica, coleta de sangue e um período de observação. É necessário um documento de identificação oficial com foto para participar. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (22) 2644-5076 ou (22) 9 9744-4552.
Requisitos e impedimentos para doação
Para doar sangue, o voluntário precisa ter entre 16 e 69 anos, sendo que menores devem estar acompanhados de um responsável. É necessário pesar no mínimo 50 quilos, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior, estar alimentado (evitando alimentos gordurosos três horas antes da doação) e apresentar um documento oficial com foto. Conforme a Lei Federal nº 1.075/1950, o doador também tem direito a um atestado para justificar a ausência no trabalho.
Além de atender aos requisitos, é importante estar atendo aos impedimentos temporários e definitivos para doação. Sintomas de gripe, gravidez recente, amamentação e ingestão de álcool nas 12 horas anteriores são algumas condições que impedem temporariamente a doação. Já doenças como hepatite após os 11 anos e infecções por HIV, hepatites B ou C e o uso de drogas ilícitas injetáveis são exemplos de impedimentos permanentes.
Intervalos para novas doações
É permitido que homens realizem doação de sangue a cada dois meses, não ultrapassando quatro vezes por ano. Para mulheres, o intervalo é de três meses, com limite de três doações anuais.
Com a campanha “Junho Vermelho”, o Hemolagos espera sensibilizar mais pessoas sobre a importância da doação de sangue e, assim, reforçar os estoques para atender eficientemente os pacientes das cidades abrangidas. A colaboração de cada doador é vital para transformar a realidade de muitos pacientes que dependem desse gesto de solidariedade.
Fonte da Notícia: Guia Região dos Lagos