Sign In

Cabo Frio: Parada LGBTI+ vai agitar junto com Arraial do Cabo!

Vai ter Parada LGBTI+ em Cabo Frio, em parceria com Arraial do Cabo — RC24H

Parada do Orgulho LGBTI+ em Cabo Frio e Arraial do Cabo promete unir forças e celebrar a diversidade

Em um movimento histórico, as cidades de e Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, estão se unindo para organizar a maior Parada do Orgulho LGBTI+ já vista na região. O evento, agendado para o dia 6 de setembro em , será seguido por uma programação especial no dia 7 em Arraial do Cabo. A iniciativa visa fortalecer o impacto social, cultural e econômico da celebração.

Uma colaboração inédita entre os municípios

A decisão de unir esforços entre os dois municípios foi confirmada em uma reunião realizada no Salão Nobre do Charitas, nesta quarta-feira (4), que contou com a participação de representantes da sociedade civil, do movimento LGBTI+, do setor hoteleiro e de associações de bares e restaurantes. O secretário de Turismo de Arraial do Cabo, Júnior Chuchu, anunciou a programação complementar em sua cidade no dia 7 de setembro, destacando a importância da parceria. “Ao somar as forças, potencializamos o impacto social, cultural e econômico dessa agenda”, disse Chuchu.

Um marco na história da região

A superintendente de Políticas Públicas LGBTI+ de Cabo Frio, Bárbara Barrozo, destacou a importância histórica do evento. “Estamos resgatando o sentimento de pertencimento, trazendo as famílias de volta às ruas e fazendo da Parada de 2025 um marco de união entre pessoas, povos e gerações. Cabo Frio será o palco de uma nova história”, afirmou Barrozo.

Com o tema “Orgulho é Resistência, Arte é Existência”, a Parada busca não apenas a celebração, mas também a valorização da cultura como instrumento de transformação social. Michelli Fernandes, supervisora de projetos da Superintendência, apresentou o conceito do evento, que visa dar destaque à arte como uma expressão da luta da população LGBTI+.

Apoio e participação da comunidade

O evento conta com o apoio de importantes coletivos e associações, como Cabo Free, SNART, Arraial Free e o Convention Bureau, que manifestaram total apoio à realização. Contudo, o grupo Iguais, decidiu seguir com uma programação individualizada, optando por não se integrar às atividades conjuntas.

Enquanto algumas divergências surgem, a maioria das entidades e lideranças envolvidas no projeto vê a iniciativa como um momento de transformação e de grande significado para a região. A edição de 2025 da Parada do Orgulho LGBTI+ promete ser a maior da história de Cabo Frio, agora também incorporando o entusiasmo de Arraial do Cabo.

Impacto esperado na Região dos Lagos

A expectativa é que a parceria entre os municípios não só aproxime as comunidades locais, mas também atraia turistas de todo o Brasil e do exterior, impulsionando o setor turístico da Região dos Lagos. Com eventos planejados para dois dias consecutivos, a celebração promete movimentar hotéis, restaurantes e o comércio em geral, consolidando a região como um destino acolhedor e inclusivo.

A união entre Cabo Frio e Arraial do Cabo para a realização da Parada do Orgulho LGBTI+ reflete um compromisso contínuo com a diversidade e a inclusão, valores essenciais para o progresso e a coesão social. Os organizadores esperam que este exemplo de colaboração seja seguido por outras cidades, ampliando o impacto positivo na luta por direitos e igualdade.

Fonte da Notícia: Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Foto de Editorial GRDL

Editorial GRDL

Editorial do Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Últimas Notícias

Destaques