Cabo Frio: Nova base de apoio em caso de violência doméstica é inaugurada.

spot_img

Cabo Frio inaugura base operacional exclusiva para atendimento a vítimas de violência doméstica

A Prefeitura de inaugurou a nova sede da Patrulha Maria da Penha, na Praça Gentil Gomes de Farias, com o objetivo de acolher as vítimas de violência doméstica. A cerimônia de entrega da base operacional aconteceu na noite de terça-feira (2) e contou com a presença da prefeita Magdala Furtado, da secretária de Governo, Thaís Rodrigues, representantes do governo municipal, instituições da área de segurança pública, do legislativo e da população local.

O novo espaço, projetado para garantir a privacidade e segurança das mulheres em situação de violência, busca proporcionar um ambiente onde elas possam se abrir sem medo de exposição, com total sigilo e respeito. A secretária de Governo, Thaís Rodrigues, ressaltou a importância da nova sede, destacando que a saída de casa para denunciar e buscar ajuda já é extremamente difícil para as vítimas de violência doméstica.

Durante o evento, a prefeita Magdala Furtado enfatizou a gravidade do problema da violência contra a mulher e expressou sua alegria em entregar mais um equipamento de utilidade pública à população. Ela destacou o orgulho de contar com mulheres liderando pastas importantes no município, tanto nos escalões mais altos quanto nos demais.

Anteriormente, os atendimentos da Patrulha Maria da Penha eram realizados nas dependências do prédio da Guarda Civil Municipal, em São Cristóvão. O serviço está em pleno funcionamento há 1 ano e 2 meses, oferecendo acolhimento, apoio, proteção e esperança para as mulheres em situação de violência.

A base operacional da Patrulha Maria da Penha funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e conta com 14 patrulheiros que atuam 24 horas por dia. Eles estão preparados para atender chamados emergenciais, monitorar medidas protetivas de urgência, conduzir vítimas ao IML, à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e à Delegacia de Atendimento à Mulher, além de encaminhar as mulheres para locais seguros.

Caso a vítima sofra violência psicológica, ela será encaminhada para a rede de apoio do município, que inclui serviços de saúde mental e o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), entre outros. As vítimas podem acionar a Patrulha Maria da Penha pelo número 153, que é o telefone da Guarda Civil Municipal (GCM), que funciona 24 horas.

A Patrulha Maria da Penha atende exclusivamente no município de , mas caso a vítima seja de outra cidade, é possível acionar a equipe do município onde a vítima reside.

A reforma da base operacional da Patrulha Maria da Penha foi realizada pela Secretaria de Governo. O prédio da Praça Gentil Gomes Farias passou por diversas melhorias, como a criação de espaços privativos com dormitórios masculinos e femininos, além da pintura completa do edifício em uma tonalidade lilás, que simboliza o movimento feminista e representa a Patrulha Maria da Penha.

Também foram feitas substituições e reformas em portas, janelas, vidros e revestimentos. A rede elétrica, de água e de esgoto passou por revisão, e foram instalados caminhos ao redor do prédio com pedras portuguesas e vegetação para ornamentar o jardim. Os bancos próximos ao prédio também foram substituídos por novos de granito, e houve revisão na parte elétrica dos postes na praça.

Durante o evento, a Prefeitura aproveitou para homenagear os grupamentos da região com o certificado de honra ao mérito pelo serviço prestado à população. As patrulhas homenageadas foram dos municípios de Cabo Frio, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Saquarema, além dos Guardiões da Vida, do 25° Batalhão da Polícia Militar.

Na mesma cerimônia, a prefeita Magdala Furtado sancionou o Projeto de Lei, de autoria do vereador coronel Ruy França, que autoriza o uso de armas de baixa letalidade para os agentes da Guarda Municipal de Cabo Frio.

Com a inauguração da nova sede da Patrulha Maria da Penha, espera-se que mais mulheres sejam acolhidas e tenham acesso aos serviços de apoio e proteção necessários para enfrentar a violência doméstica. A iniciativa demonstra o compromisso da Prefeitura em combater esse grave problema e oferecer suporte às vítimas.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]