Cabo Frio: Filme sobre Cabo Frio participa de festival internacional em Nova Friburgo

spot_img

“`html

Documentário “Peixe, Camarão, Sal e Tradição” participa de festival internacional no Brasil

O documentário intitulado “Peixe, Camarão, Sal e Tradição”, que tem sua origem na Praia do Siqueira, em , foi selecionado para competir na categoria de médias-metragens do 11° FRICine – Festival Internacional de Cinema Socioambiental que acontece em Nova Friburgo, no dia 25 de setembro. A apresentação será gratuita e ocorrerá no teatro municipal da localidade, situado no Centro, a partir das 18h.

Para este ano, o festival adota o tema “O futuro em nossas mãos aqui e agora”, que se alinha perfeitamente à trama do documentário. Conforme descritivo dos produtores, a produção aborda as adversidades enfrentadas pelos pescadores caiçaras da Praia do Siqueira, em , e os desafios ambientais vigentes na Laguna de Araruama, que é reconhecida como a maior laguna hipersalina do mundo, afetada pelo lançamento de esgoto não tratado.

O documentário, que teve seu primeiro lançamento em 2022, na Praia do Siqueira, foi exibido publicamente, oferecendo uma experiência que incluiu pipoca e uma exposição fotográfica. Em 2024, a obra conseguiu estrear na C3TV Climatempo e já foi apresentada por diversas operadoras de televisão por assinatura, como a Sky e a Claro TV.

A direção e o roteiro da obra são de responsabilidade de Marcelo de Paula, um profissional com ampla trajetória na área de documentários, contando com mais de 30 produções que passaram por renomados festivais, incluindo o Festival do Rio e o ABCine. A equipe envolvida na produção é robusta, contando com a produção, edição e sonorização sob a coordenação de Carla Mendes, além da colaboração de outros especialistas, como Pedro Campos, encarregado das imagens aéreas capturadas por drone, e Alvin Motta, responsável pela trilha sonora da peça.

Em adição ao documentário “Peixe, Camarão, Sal e Tradição”, a Druida Filmes recentemente obteve aprovação para um novo projeto, intitulado “Basta!”, que será realizado com o apoio da Lei Paulo Gustavo. Este curta-metragem terá como foco o alarmante aumento da violência contra as mulheres na cidade de , local de funcionamento da produtora.

A participação do documentário no festival é mais uma oportunidade de reconhecimento para a equipe da Druida Filmes e para a comunidade local, além de trazer à tona questões cruciais sobre a preservação ambiental e a cultura caiçara. A obra pretende não apenas entreter, mas também educar o público sobre a situação dos pescadores e os desafios que eles enfrentam devido à degradação ambiental na região, promovendo assim uma reflexão sobre o impacto das ações humanas no meio ambiente.

As exibições como a do FRICine costumam proporcionar um espaço importante para vozes que abordam questões socioambientais, permitindo que cineastas revelam histórias que precisam ser contadas. A concorrência em festivais internacionais também coloca em evidência o talento local, além de incentivar a produção cultural na região.

Esses eventos são fundamentais para o fortalecimento de iniciativas que buscam pautar temas relevantes como a preservação do meio ambiente e a valorização das culturas locais, aspectos centrais no desenvolvimento sustentável. Uma vez que mais projetos como o “Peixe, Camarão, Sal e Tradição” surgem, a expectativa é de que novas narrativas continuem a ser exploradas e compartilhadas com um público cada vez maior.

À medida que as questões ambientais se tornam cada vez mais prementes, a produção de obras que documentam a realidade dos que vivem à margem da sociedade e que dependem da natureza para sua subsistência é crucial. É através do cinema que, muitas vezes, conseguimos entender melhor a complexidade dessas relações e trazer à tona discussões essenciais para criar um futuro mais sustentável.

Com a crescente participação de documentários em festivais e plataformas digitais, espera-se que as mensagens contidas nessas produções ganhem o público, levando à reflexão e conscientização sobre a importância da preservação cultural e ambiental.

Fonte da Notícia: Guia Região dos Lagos

“`

Observação: As imagens não foram incluídas porque o texto original não forneceu nenhuma foto ou referência a imagens específicas. Se você tiver imagens em mente para adicionar, você pode incluir o código HTML correspondente, como ``.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]