Cabo Frio emite alerta devido à aproximação de ciclone extratropical
No final da tarde desta segunda-feira (12), a Defesa Civil de Cabo Frio emitiu um alerta devido à aproximação de um ciclone extratropical. Embora não haja previsão de chuva intensa, a cidade deve enfrentar uma queda brusca de temperatura e mar alto.
O ciclone, que se formou no Oceano Atlântico, está afetando o Sul e o Sudeste do Brasil, trazendo ventos fortes e mar agitado. As ondas podem chegar a quatro metros.
De acordo com as previsões meteorológicas, as temperaturas em Cabo Frio devem variar entre 11°C e 25°C, com umidade relativa do ar entre 44% e 98%. As madrugadas serão mais frias e são esperados ventos de até 52 km/h, especialmente à tarde e à noite. As condições climáticas adversas devem persistir até quarta-feira (14).
Ressaca e agitação marítima preocupam autoridades
O superintendente da Defesa Civil de Cabo Frio, Márcio Soren, fez um alerta nas redes sociais sobre as condições climáticas e mencionou a possibilidade de ressaca e agitação marítima. Ele recomendou que se evitem atividades náuticas, de pesca e banhos de mar devido ao risco de ondas grandes e ventos fortes.
Segundo Soren, o ciclone extratropical está localizado a cerca de 1.600 quilômetros do centro da costa Sul e a 2.200 quilômetros da costa de Cabo Frio, mas sua grande extensão, com raio de 1.700 quilômetros de vórtice, faz com que seus efeitos sejam sentidos na região.
Ele destacou que ventos de até 50 km/h, com rajadas, são esperados a partir do final da tarde, e a ressaca deve durar até quarta-feira. Soren enfatizou a necessidade de evitar a pesca em costões, embarcações e decks, devido ao perigo de ondas súbitas. Os banhistas também devem evitar o mar, e atividades ao ar livre devem ser evitadas durante os períodos de vento forte.
Recomendações da Defesa Civil
A Defesa Civil recomenda que a população se mantenha informada sobre as atualizações meteorológicas e proteja objetos em áreas expostas. Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser contatada pelo número 199 ou 2647-0199.
Impacto em outros estados
Os efeitos do ciclone também são sentidos em outras regiões do Brasil, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Sobre o autor
Ludmila Lopes é graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida. Atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias em 2021 e atua como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina, desde julho de 2022. Além disso, é autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.